SEGURANÇA

STF terá segurança em "nível máximo" no dia da posse de Lula

A bomba encontrada no DF acendeu alerta vermelho e causou preocupação


STF

STF Foto: José Cruz/Agência Brasil

Durante a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a sede Supremo Tribunal Federal (STF) deve manter a segurança em nível máximo. Diante disso, o local terá um esquema de segurança parecido com o adotado no dia 7 de setembro, de acordo com a coluna de Mariana Carneiro, do Estadão.

Na ocasião, o local contou com proteção expressiva da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito (Detran) para evitar que as pessoas ultrapassem o local. O acesso ao edifício da Corte estava bloqueado na altura do Palácio do Itamaraty até o prédio do Ministério da Justiça.

O ato terrorista com tentativa de explosão de bomba no DF e os ataques à Polícia Federal no dia da diplomação do presidente eleito, acenderam um “alerta vermelho” e causaram preocupação nos órgão de segurança.

Nesta segunda-feira (26), ministros do Supremo conversaram por telefone sobre a tentativa de atentado a bomba promovida por um simpatizante do presidente Jair Bolsonaro (PL) na última semana, em Brasília.

O desfile de Lula na Esplanada dos Ministérios, por sua vez, segue indefinido. A equipe de segurança do presidente eleito quer que ele não faça o percurso em carro aberto, mas o entorno mais próximo de Lula diz que ele resiste à ideia de fazer o trajeto em carro blindado.

Lula gostaria de manter a tradição de desfilar em carro aberto mas, para policiais da equipe de segurança, a bomba encontrada no aeroporto influencia no planejamento do dia da posse. A avaliação é de que com o cenário atual, o presidente eleito deve desfilar no carro blindado.

Caberá ao presidente eleito decidir. Policiais preparam análises técnicas para apresentar as duas possibilidades a Lula.

Preso bolsonarista que armou bomba em caminhão-tanque para explodir na posse de Lula

Rafael Fonteles toma posse como governador em 1º de janeiro; veja o cronograma

Câmara aprova aumento para presidente, ministros e parlamentares

Fonte: Estadão e DCM

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: