Em resposta ao recente atentado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que o ato, embora grave, não vai atrapalhar a cúpula do G20, que acontecerá nos próximos dias no Rio de Janeiro. Ele falou sobre o incidente durante a Conferência do Clima (COP29), em Baku, no Azerbaijão. Alckmin afirmou que o caso será investigado com rapidez e seriedade, destacando a força das instituições democráticas do Brasil, conforme informou a CNN Brasil.
O atentado foi realizado por Francisco Wanderley Luiz e causou explosões perto do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Anexo IV da Câmara dos Deputados.
Alckmin chamou o atentado de "ataque a uma instituição da República" e disse que deve ser tratado com seriedade. "É triste pela perda de vidas e grave por ser um ataque a um poder da República", afirmou. Ele também destacou a importância de um trabalho constante para proteger a paz e a democracia, especialmente em um momento de crescente polarização e ameaças a autoridades e órgãos públicos.
O vice-presidente foi questionado sobre possíveis ligações entre o atentado e os atos antidemocráticos de janeiro de 2023, quando manifestantes bolsonaristas invadiram o Congresso, o STF e o Palácio do Planalto em uma tentativa de golpe. Ele respondeu que o governo tem feito um esforço constante para reduzir essas violências e proteger a democracia e a segurança do país.
Fonte: Brasil 247