Brasil

CONFLITO NO LÍBANO

Brasileiros resgatados do Líbano chegam ao Brasil na manhã deste domingo

FAB repatria 228 pessoas; novas operações serão realizadas para retirar brasileiros do conflito

Da Redação

Domingo - 06/10/2024 às 12:01



Foto: TV Globo Brasileiro resgatado do Líbano abraça presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao chegar no Brasil
Brasileiro resgatado do Líbano abraça presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao chegar no Brasil

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe 228 brasileiros repatriados do Líbano e pousou na base aérea de Guarulhos, em São Paulo, na manhã deste domingo (6). A aeronave fez uma parada técnica em Lisboa, Portugal, antes de seguir para o Brasil. Entre os repatriados, uma criança carregando a bandeira do Líbano foi uma das primeiras a desembarcar, seguida por outro passageiro que, com a camiseta do Brasil, agradeceu erguendo as mãos ao céu e abraçou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recepcionou o grupo. 

No voo, também estavam 10 crianças de colo e três animais domésticos. A FAB informou que a aeronave deve retornar ao Líbano para buscar mais cidadãos que solicitaram auxílio do governo brasileiro para deixar a zona de conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.

Operação Raízes do Cedro

A Operação Raízes do Cedro, conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o primeiro voo de resgate de brasileiros no Líbano com a aeronave KC-30. Embora o primeiro voo estivesse previsto para partir na sexta-feira (4), a viagem foi adiada por razões de segurança e remarcada para sábado (5). Até o momento, cerca de 3 mil brasileiros, principalmente moradores do Vale do Bekaa e de Beirute, manifestaram interesse em retornar ao Brasil.

Segundo o brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, o Brasil tem capacidade de repatriar até 500 pessoas por semana do Líbano. O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da embaixada em Beirute, continua em contato com os brasileiros para organizar novas fases da operação.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: