
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe 228 brasileiros repatriados do Líbano e pousou na base aérea de Guarulhos, em São Paulo, na manhã deste domingo (6). A aeronave fez uma parada técnica em Lisboa, Portugal, antes de seguir para o Brasil. Entre os repatriados, uma criança carregando a bandeira do Líbano foi uma das primeiras a desembarcar, seguida por outro passageiro que, com a camiseta do Brasil, agradeceu erguendo as mãos ao céu e abraçou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recepcionou o grupo.
No voo, também estavam 10 crianças de colo e três animais domésticos. A FAB informou que a aeronave deve retornar ao Líbano para buscar mais cidadãos que solicitaram auxílio do governo brasileiro para deixar a zona de conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.
Operação Raízes do Cedro
A Operação Raízes do Cedro, conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o primeiro voo de resgate de brasileiros no Líbano com a aeronave KC-30. Embora o primeiro voo estivesse previsto para partir na sexta-feira (4), a viagem foi adiada por razões de segurança e remarcada para sábado (5). Até o momento, cerca de 3 mil brasileiros, principalmente moradores do Vale do Bekaa e de Beirute, manifestaram interesse em retornar ao Brasil.
Segundo o brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, o Brasil tem capacidade de repatriar até 500 pessoas por semana do Líbano. O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da embaixada em Beirute, continua em contato com os brasileiros para organizar novas fases da operação.
Fonte: G1