A plataforma X divulgou na noite dessa quarta-feira (19) que está em negociações com o governo brasileiro para restabelecer o acesso ao serviço para os usuários no Brasil. Segundo informações do Globo, a rede social já bloqueou as principais contas que foram suspensas por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo nomes como Allan dos Santos, Monark, Daniel Silveira e Rodrigo Constantino.
No comunicado, a X esclareceu que a "restauração acidental e temporária do serviço" ocorreu na quarta-feira (18). A empresa também indicou que espera que o acesso "se torne inacessível novamente em breve" e reafirmou seu empenho em colaborar com o governo para retornar ao país o mais rapidamente possível.
Conforme a equipe técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o conteúdo do X foi transferido para redes de servidores conhecidas como CDNs (Redes de Entrega de Conteúdo), que não estavam sujeitas ao bloqueio. Isso possibilitou que alguns usuários voltassem a acessar a plataforma, uma vez que seus endereços IP não estavam restritos.
Quando a suspensão do X foi imposta em agosto, apenas os endereços dos servidores da própria plataforma foram bloqueados. Contudo, a mudança para serviços de empresas que oferecem CDNs permitiu que a rede social voltasse a ser acessível para alguns usuários, driblando assim a decisão judicial.
Fonte: Brasil 247