CRIME AMBIENTAL

Navio Patrulha com 50 militares auxiliará limpeza do Delta do Parnaíba neste domingo

Pesquisador do Instituto Chico Mendes, em trabalho conjunto com a Capitania dos Portos do Piauí e Maranhão, identificou a presença de óleo no Delta do Parnaíba


Navio patrulha La Confiance (P 733)

Navio patrulha La Confiance (P 733) Foto: Yannick Le Bris

Em entrevista ao Piauihoje.com, o chefe dos Portos do Piauí, Capitão de Fragata Dante, informou que um Navio Patrulha de 200 toneladas chegará ao litoral do Piauí neste domingo (17), trazendo cerca de 50 militares para auxiliar a limpeza do Delta do Parnaíba, um dos principais pontos turísticos piauienses.

“O objetivo do nosso navio patrulha, que estará conosco a partir de amanhã e deve ser o Navio Patrulha Guanabara, é exatamente ser uma espécie de alarme antecipado, ele vai fazer buscas e monitoramento e, eventualmente, limpeza do óleo que esteja na superfície do mar aqui no nosso litoral, aqui nas proximidades do Delta. Esse é um navio patrulha de 200 toneladas, tem cerca de 50 militares sendo empregados nesse navio”, explicou o Capitão Dante.

Já durante este sábado (16), a equipe da Capitania dos Portos do Piauí confirmou a presença de óleo e iniciou a limpeza do Delta.

A Marinha está utilizando esta aeronave, que é uma aeronave esquilo, inclusive, com presença de um representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de modo a avaliar a extensão e os danos ali do óleo. O representante conseguiu constatar a presença do óleo na Barra da Melancieira, na Ilha do Caju, onde tem a Praia do Passeio e na ilha dos Poldros, há essa confirmação e o objetivo da aeronave é esse”, conta.

“É importante dizer que saiu hoje uma equipe da Marinha do Piauí e do Maranhão para fazer monitoramento, limpeza, fiscalização e avaliação de danos na Ilha dos Poldros e Ilha das Canárias [na costa maranhense]. Essa equipe nem voltou ainda, passou o dia inteiro fazendo essa limpeza, mas vai contar amanhã com presença do Exército Brasileiro que chegou ao Maranhão, é do 24º Batalhão de Infantaria de Selva e fará o trabalho juntamente com Capitania dos Portos do Piauí, Capitania dos Portos do Maranhão”, concluiu.

Ouça o áudio com o Capitão dos Portos do Piauí

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: