Brasil

INCÊNDIOS

Ministro aponta ação humana em incêndios no Amazonas

Estado registra 540 novos focos em dois dias; incêndios são intencionais, afirma autoridade

Teresinha Ferreira

12 de outubro de 2026 às 13:43 ▪ Atualizado há 49 minutos

Ver resumo
  • Nos últimos dois dias, o Amazonas registrou 540 novos focos de incêndio, conforme dados do Inpe.
  • Esses focos representam mais da metade dos registros de outubro de 2025.
  • No sábado (10), ocorreram 494 incêndios, o maior número registrado no mês.
  • No ano anterior, na mesma data, não houve registros de incêndios.
  • Os ministros do Meio Ambiente e da Integração observaram, em sobrevoo, que os incêndios ocorrem em áreas de difícil acesso.
  • As queimadas são atribuídas à ação humana intencional, segundo o ministro Capobianco.
  • A fumaça levou a Defesa Civil de Manaus a emitir alertas de risco à saúde e declare emergência em 36 municípios.
  • Uma força-tarefa foi mobilizada para combater os incêndios, incluindo 290 brigadistas, seis aeronaves e dois aviões KC-390 da FAB.
  • A Força Nacional do SUS está proporcionando apoio médico e humanitário nas áreas afetadas.

Agência Brasil Incêndios no Amazonas
Incêndios no Amazonas

Nos últimos dois dias, o Amazonas contabilizou 540 novos focos de incêndio, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este número representa mais da metade dos focos registrados no mês de outubro de 2025.

No sábado (10), foram iniciados 494 incêndios, o maior número desde o começo do mês. No ano anterior, na mesma data, não houve registros.

Durante sobrevoo na região, o ministro do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, e o ministro da Integração, Waldez Góes, constataram incêndios em áreas de difícil acesso. Capobianco destacou que, já que não há fogo espontâneo na Amazônia, as queimadas são resultado de "ação humana intencional".

A fumaça dos incêndios levou a Defesa Civil de Manaus a emitir um alerta de risco à saúde, além do reconhecimento de emergência em 36 municípios.

Para combater os incêndios, uma força-tarefa com governos locais e o Ibama mobilizou 290 brigadistas e seis aeronaves, que lançam até 3 mil litros de água cada.

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou dois aviões KC-390 para ajudar. A Força Nacional do SUS também dá suporte às áreas afetadas pelo fogo.

Segundo Góes, o estado está coordenando esforços dos municípios para oferecer assistência humanitária e médica.

Fonte: Agência Brasil