O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá reconhecer a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2024, de acordo com informações de ministros ouvidos pela coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles. A expectativa é de que Lula divulgue uma mensagem reconhecendo a vitória do candidato republicano sobre Kamala Harris ainda nesta quarta-feira (6),
Apesar disso, os auxiliares do Palácio do Planalto afirmam que não há planos para uma ligação direta de Lula para Trump, uma vez que o presidente brasileiro não costuma contatar candidatos vitoriosos após eleições, algo considerado raro em sua atuação.
Durante a campanha eleitoral, Lula manifestou torcer pela vitória de Kamala Harris, afirmando que sua vitória seria mais benéfica para a democracia. “Sou amante da democracia. Acho que é o melhor sistema de governo que a sociedade construiu no mundo. Ela permite aos contrários, os antagônicos, uma disputa civilizada na discussão de ideias, sem violência. Acho que, a Kamala ganhando as eleições, é muito mais seguro para fortalecer a democracia nos Estados Unidos”, disse Lula no dia 1 de novembro.
Fonte: Brasil 247