
A 1ª Vara Cível da Comarca de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, determinou o bloqueio de R$1 bilhão da mineradora Vale para garantir reparação de danos materiais causados a pessoas atingidas por evacuação na região da barragem Vargem Grande, em Nova Lima. A ação foi proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) desta sexta-feira (29).
Desde o desastre em Brumadinho, que teve 217 mortos identificados e 87 pessoas desaparecidas, decisões judiciais determinaram o bloqueio de bens no montante de R$ 18 bilhões. Os alertas com barragens tiveram início após o rompimento da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.
A decisão liminar, isto é provisória, assegura também a reparação de possíveis danos ambientais causados pelo eventual rompimento da estrutura, que está em situação de risco. Foi determinado também que a mineradora contrate, no prazo máximo de cinco dias, uma nova auditoria técnica independente, que não tenha prestado serviço anteriormente para a empresa, para elaborar relatório sobre a real situação da barragem.
Fonte: G1