Brasil

SEGURANÇA DIGITAL

Após morte de criança, governo prepara ação para combater o “desafio do desodorante”

Reunião com Casa Civil deve acelerar propostas para segurança digital de crianças e adolescentes

Da Redação

Domingo - 20/04/2025 às 09:11



Foto: Reprodução Sarah Raíssa Pereira de Castro, que morreu após inalar desodorante aerossol
Sarah Raíssa Pereira de Castro, que morreu após inalar desodorante aerossol

O governo do presidente Lula (PT) vai discutir estratégias para enfrentar o chamado “desafio do desodorante”, após a morte de uma criança de 8 anos que inalou gás de aerossol no DF. Representantes da Secretaria de Direitos Digitais do Ministério da Justiça devem se reunir com a Casa Civil na terça-feira (22) para tratar do assunto.

A proposta é acelerar projetos voltados à segurança nas redes sociais, especialmente os que visam proteger crianças e adolescentes. Entre as medidas avaliadas está o Projeto de Lei Complementar (PLP) 26/2022, que propõe garantir os direitos de menores no ambiente digital.

A discussão ganhou força após a menina Sarah Raíssa Pereira de Castro ser internada no Hospital Regional de Ceilândia, no dia 10 de abril, após ter sido influenciada por um conteúdo de rede social. A Polícia Civil do Distrito Federal informou que ela inalou gás de desodorante por causa de uma trend popular em vídeos curtos.

Sarah teve uma parada cardiorrespiratória e, após uma hora de tentativas médicas, não respondeu mais a estímulos, tendo a morte cerebral confirmada no dia 13 de abril. A 15ª Delegacia de Polícia, em Ceilândia Centro, investiga como a criança teve acesso ao desafio.

Fonte: Diário do centro do mundo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<