Brasil

TERRA INDÍGENA

Governo prorroga permanência da Força Nacional na terra indígena Yanomami por 180 dias

Ação visa apoiar o combate ao garimpo ilegal e enfrentar a crise humanitária na região de Roraima

Da Redação

Segunda - 23/09/2024 às 09:38



Foto: Reprodução Território Yanomami
Território Yanomami

Uma portaria do Ministério da Justiça publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (20) prorroga a presença da Força Nacional na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, por 180 dias. O objetivo é apoiar a Casa Civil na execução do Plano de Desintrusão e no enfrentamento da crise humanitária na região, incluindo o combate a queimadas e crimes ambientais.

A atuação da Força Nacional será coordenada pela Polícia Federal e contará com a colaboração de órgãos de segurança pública de Roraima e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Os agentes estarão na região de 21 de setembro de 2024 até 19 de março de 2025.

A Terra Yanomami enfrenta uma emergência de saúde desde janeiro de 2023, quando o governo federal começou a implementar ações para ajudar os indígenas, afetados pela crise de saúde gerada pelo avanço do garimpo ilegal. Nesse mesmo mês, o governo enviou profissionais de saúde e cestas básicas, além de forças de segurança para coibir a atuação dos garimpeiros.

Recentemente, o governo anunciou a expulsão de cerca de 80% dos garimpeiros ilegais na região. No entanto, após a retirada dos militares, muitos garimpeiros começaram a retornar, juntando-se a outros que estavam escondidos na floresta. O número exato de invasores que permanecem na região ainda é incerto.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: