Algumas regiões do Brasil podem registrar o fenômeno da "chuva preta" neste final de semana. Pelo menos cinco estados estão previstos para receber o fenômeno a partir deste sábado. O evento acontece quando as partículas de fumaça e poluentes vão para a atmosfera, e ao se misturarem com gotas de chuva, geram uma coloração escura.
O fenômeno já foi registrado este mês no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, onde deve se repetir. A previsão também é Mato Grosso do Sul seja atingido.
A chuva preta agrega a fuligem das queimadas na Amazônia, no Cerrado e em outros biomas, e se forma com a combustão incompleta de materiais orgânicos, como combustíveis fósseis (carvão e petróleo) e biomassa (madeira e resíduos agrícolas).
"Quando os materiais orgânicos não queimam completamente, em vez de se transformarem inteiramente em dióxido de carbono e vapor de água, eles produzem partículas finas de carbono negro e outros compostos. Essas partículas são extremamente pequenas, com diâmetros na escala de nanômetros a micrômetros, o que lhes permite permanecer suspensas no ar por longos períodos e viajar grandes distâncias", explica a meteorologista Estael Sias, do MetSul.
Fonte: Com informações do O Globo