A dançarina e apresentadora Carla Perez utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (16) para publicar uma nota oficial de esclarecimento e pedido de desculpas. A manifestação ocorre após a repercussão negativa de uma cena registrada no domingo (15), durante a despedida do seu tradicional bloco infantil, o Pipoca Doce, no Carnaval de Salvador.
Nas imagens que viralizaram, Carla aparece sendo carregada nos ombros por um segurança negro durante o percurso. A artista explicou que subiu no profissional para conseguir interagir e ter contato físico com as crianças, devido à sua estatura, mas reconheceu que a imagem carrega um peso simbólico inaceitável.
Em um texto reflexivo, Carla Perez admitiu que a cena reproduz desigualdades estruturais que não podem ser ignoradas:
"A imagem que ficou é dura, e eu reconheço isso. Ainda que a intenção tenha sido boa, a cena reproduz simbologias que nos atravessam enquanto sociedade. Remete a desigualdades históricas que estruturam o nosso país e que jamais podem ser naturalizadas. Nada justifica. Absolutamente nada. Peço desculpas, de forma direta e sincera. Reconhecer o erro é o meu primeiro passo. O segundo é agir.O Carnaval de Salvador, a maior festa de rua do planeta, é feito majoritariamente por pessoas negras e para pessoas negras. Ele é expressão de resistência, cultura e potência. Tenho consciência da responsabilidade histórica que isso carrega. Errei. Reconheço. E, mais uma vez, peço desculpas. E reafirmo meu compromisso inegociável de combater qualquer prática ou simbologia que reforce o racismo estrutural. Aqui finalizo, ressaltando meu pedido de desculpas e com o coração cheio de amor, ainda muito emocionada com a despedida de ontem."
O episódio marcou o encerramento de um ciclo importante na folia baiana, já que o desfile de domingo foi a última apresentação oficial do Pipoca Doce após décadas de história.