Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (16), revela que 53% dos eleitores que conhecem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) possuem uma imagem negativa sobre ele. Em contrapartida, 41% dos brasileiros avaliam o ex-mandatário de forma positiva, enquanto 6% afirmam não conhecê-lo.
O levantamento detalha um cenário de forte polarização regional. O desempenho de Bolsonaro é mais crítico no Nordeste, onde a rejeição atinge 67% e a aprovação é de apenas 24%. Já o seu melhor resultado aparece na região Sul, onde 58% dos eleitores mantêm uma visão positiva e 39% têm imagem negativa.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de janeiro, com 2.004 entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O estudo, registrado no TSE sob o protocolo BR-00835/2026.
Além de Bolsonaro, o instituto também listou outras oito lideranças políticas: a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o empresário Pablo Marçal (PRTB), o pastor Silas Malafaia, a senadora Tereza Cristina (PP-MS), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Fonte: CNN