Um dos grandes desafios das cidades brasileiras tem sido a melhoria do transporte público. Em Belém, comandada pelo prefeito Edmilson Rodrigues, do PSOL, o edital de licitação para o novo transporte público está em aberto, com previsão de abertura dos envelopes para o próximo dia 26 de dezembro.
O projeto básico do edital prevê a modernização do sistema de transporte, com modernização tecnológica, com implantação de sistemas de Centro de Controle Operacional (CCO) e tecnologias de gerenciamento financeiro; implantação de Bilhete Único e integração temporal; e inclusão de obrigatoriedade de parte da frota com ar-condicionado, já desde o início do contrato, além de um critério de ampliação gradual; monitoramento por meio de câmeras embarcadas, entre outras melhorias.
O edital prevê a execução dos serviços por seis anos, com possibilidade de prorrogação, em regime de exclusividade, e de participação de consórcio de empresas. O critério de escolha será o da menor tarifa por lote.
Segundo o prefeito de Belém, "a licitação para o novo sistema de transporte de Belém é um passo fundamental para melhorar a vida das pessoas e reparar anos de precariedade e abandono deste serviço essencial. Um processo público e transparente, para garantir melhor qualidade e preço socialmente justo".
Além da licitação do sistema de transporte, a Prefeitura de Belém tem realizado outros investimentos na mobilidade urbana, reformando e ampliando as ciclofaixas na cidade, e realizando obras de revitalização nas principais vias, como na avenida Augusto Montenengro, na avenida Senador Lemos, entre outras
Sistema Nacional de Transporte
Edmilson também tem defendido a criação de um sistema nacional de transporte público. "O momento é oportuno para pensar em um sistema nacional para o setor. Não é justo que uma política tão importante para o território brasileiro seja responsabilidade somente das prefeituras", afirmou
Veja também:
Do Piauí, só Eliane Nogueira, mãe de Ciro, votou contra PEC do Bolsa Família no Senado
Com novos bloqueios, Capes diz que não tem como pagar bolsas de mestrado e doutorado
Contrabando de mercúrio para garimpos na Amazônia deixa rombo de R$ 1,1 bilhão, diz PF
Fonte: Prefeitura de Belém