Brasil

Aprendizagem sobre rodas

Como a tecnologia está transformando carreiras de motoristas pelas estradas brasileiras

Redação

Terça - 23/02/2021 às 21:03



Foto: Divulgação Inovação
Inovação

A utilização de ferramentas tecnológicas na gestão de pessoas tem se tornado uma grande aliada das empresas, colaborando para o desenvolvimento de equipes e aumento de produtividade. Segundo o relatório The Future of Jobs divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, 40% das principais habilidades que são exigidas atualmente dos profissionais no mercado de trabalho vão mudar em até cinco anos. Entre as dez principais a ser desenvolvidas até 2025 estão pensamento analítico e inovação, aprendizado ativo (que engloba atividades de lifelong learning), resolução de problemas complexos e pensamento crítico e análise.

Mesmo antes do contexto atual, divisor de águas no que diz respeito ao uso dessas soluções, algumas companhias já enxergavam esse tipo de alternativa como fundamental. É o caso da Lwart Soluções Ambientais, que têm recorrido à tecnologia para capacitar cerca de 400 funcionários responsáveis pela coleta, negociação e rerrefino do óleo lubrificante usado. A desenvolvedora da plataforma tecnológica de aprendizagem é a Scaffold Education, um ator que tem contribuído para a potencialização de resultados das organizações por meio do desenvolvimento e capacitação de pessoas.

Ciro faz uso político e atrapalha ações de combate à pandemia da Covid-19, diz deputado

STF autoriza governadores e prefeitos a comprarem vacinas mesmo sem certificação da Anvisa

Manuela D'Avila, Marina Silva, Luciano Huck e Tabata Amaral debatem futuro pós-Covid

Através da ferramenta da Scaffold, os colaboradores da Lwart Soluções Ambientais que conduzem caminhões por rotas entre os 18 centros de coleta da empresa espalhados pelo país, têm acesso a conteúdos sobre legislação, meio ambiente, saúde, economia e segurança. "Nós percebemos que tínhamos dificuldade em capacitar os nossos motoristas coletores, que trabalham em locais distintos no Brasil. A função deles engloba procedimentos de coleta, negociação com clientes e conhecimento de impactos ambientais. Não é apenas um treinamento técnico, mas a reprodução de como fazer a atividade dentro dos nossos valores, linguagem e cultura. Não teríamos como contratar terceiros para fazer isto, o conhecimento estava dentro da empresa", explica Laura Camara, gerente de RH, Comunicação e Marketing Institucional da Lwart Soluções Ambientais e diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos SP.

Sara Hughes, CEO da Scaffold Education, reitera que a utilização de ferramentas digitais contribui para o aumento da aprendizagem de equipes corporativas e, mais do que isso, é possível fazê-lo com foco exclusivo em cada colaborador. "A plataforma permite que o processo de treinamento se adapte às necessidades de cada funcionário, já que é possível seguir trilhas individuais de aprendizado. Cada pessoa tem um histórico e um ritmo próprio para absorver informações", explica.

O acesso dos mais de 310 motoristas de coleta aos conteúdos ocorre por meio de celular, plataforma onde acessam a sua trilha de aprendizagem, passando por diversos conteúdos. Como integração a empresa, direção econômica, legislação ambiental, negociação com clientes, o processo de rerrefino do óleo lubrificante usado, dentre outros conteúdos.   "Estes profissionais  conseguem visualizar o impacto do seu trabalho no resultado da empresa e no meio ambiente . Com isso, temos colaboradores mais preparados para o desempenho da sua função e com o sentido de pertencimento melhor", acrescenta Laura Camara.

Desde o início da parceria, já foram disponibilizadas 93 aulas, assistidas mais de 11.690 vezes. Dentre os conteúdos aplicados para os colaboradores estão: Integração a empresa com conteúdo de benefícios a funcionário e dependentes, Direção Econômica (modelo Auto Esporte), Excelência no Atendimento, com aulas em história em quadrinhos, Game de Excelência no Atendimento, Código de Conduta da Coleta, Atendimento Básico ao Telefone, e Meio Ambiente, que conta com uma avaliação gamificada e feedback imediato.

Desafios em 2021

Para este ano, a Scaffold está desenvolvendo novos conteúdos para a Lwart Soluções Ambientais, como uma trilha completa de procedimentos de coleta que contará com 25 aulas individuais, divididas em três tópicos. A companhia quer falar, ainda, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Código de Conduta, e apresentar livros de autoconhecimento, visando a saúde mental. 

Fonte: Rodolfo Milone

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: