Saúde

IMUNIZAÇÃO

Vacina Pneumo20 passa a ser oferecida para idosos de 85 anos ou mais em Teresina

Imunizante protege contra 20 tipos de pneumococo e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da capital

Por Natalia Costa

07 de outubro de 2026 às 10:35 ▪ Atualizado há 38 minutos

Ver resumo
  • A vacina Pneumo20 começou a ser oferecida para idosos com 85 anos ou mais em Teresina.
  • A estratégia é da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e segue diretrizes do Ministério da Saúde.
  • A Pneumo20 protege contra 20 tipos do pneumococo, que causa doenças como pneumonia e meningite.
  • Antes, a vacinação era para idosos acamados ou institucionalizados.
  • Idosos devem apresentar documento de identificação e cartão de vacina.
  • O histórico vacinal é importante para adaptar a estratégia de imunização de cada pessoa.
  • Vacinação reduz casos graves e hospitalizações relacionadas a infecções pneumocócicas.
  • Dados mostram redução significante de casos desde a introdução da Pneumo10 em 2010.
  • A ampliação pretende reforçar a proteção dos idosos a partir de 85 anos em Teresina.

Reprodução Idosos com 85 anos ou mais já podem receber a vacina Pneumo20
Idosos com 85 anos ou mais já podem receber a vacina Pneumo20

A vacina Pneumo20 passou a ser oferecida, a partir desta terça-feira (6), para idosos com 85 anos ou mais em Teresina. A ampliação da faixa etária faz parte da estratégia de vacinação adotada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pela aplicação do imunizante na capital.

A Pneumo20 protege contra 20 tipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo, responsável por doenças como pneumonia e meningite, além de outras infecções pneumocócicas. Com a nova estratégia, os idosos a partir dos 85 anos poderão procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teresina para receber a vacina.

A FMS segue as orientações definidas pelo Ministério da Saúde. Até então, a vacinação contra a doença pneumocócica para idosos em Teresina estava direcionada a pessoas acamadas e/ou institucionalizadas.

“Até o momento, estávamos fazendo a vacinação apenas dos idosos acamados e/ou institucionalizados, mas com essa ampliação passaremos a receber todos que tenham mais de 85 anos”, explica Emanuelle Dias, coordenadora da vacinação na FMS.

Cartão de vacina é necessário

Para receber a Pneumo20, o idoso deve apresentar documento de identificação e cartão de vacina. Segundo a FMS, o histórico de imunização é necessário para que os profissionais das salas de vacina possam verificar quais doses já foram aplicadas anteriormente e definir a conduta adequada.

A recomendação é especialmente importante porque existe uma mudança na estratégia de vacinação e diferentes versões da vacina pneumocócica já foram utilizadas no país, como Pneumo10, Pneumo23, Pneumo15 e Pneumo13.

“Como estamos em um momento de transição com as vacinas semelhantes que eram administradas anteriormente (pneumo10, pneumo23, pneumo15 e pneumo13), o profissional da sala de vacina precisa do histórico vacinal para avaliar e adaptar de acordo com cada situação”, esclarece Emanuelle Dias.

Dessa forma, a orientação é que os idosos levem o cartão de vacinação atualizado ao procurar uma UBS. O documento permite que a equipe identifique as doses recebidas anteriormente e avalie a necessidade de vacinação conforme o histórico de cada pessoa.

Vacinação reduz casos graves

A vacinação contra doenças pneumocócicas é considerada uma das principais estratégias de prevenção das formas mais graves dessas infecções. Dados nacionais mostram que, desde a introdução da Pneumo10 no Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 2010, houve redução expressiva na incidência da doença pneumocócica invasiva causada por sorotipos incluídos na vacina.

Entre crianças menores de dois anos, a redução ficou entre 55% e 60%, enquanto os casos de meningite pneumocócica nessa faixa etária caíram mais de 65%. Entre adultos com 60 anos ou mais, a redução variou de 20% a 30%.

A imunização contribui para diminuir o risco de evolução para quadros graves, que podem levar à necessidade de hospitalização, provocar sequelas e, em casos mais severos, resultar em óbito.

Com a ampliação em Teresina, os idosos com 85 anos ou mais passam a ter acesso à Pneumo20 nas UBSs da capital, reforçando a proteção desse público contra doenças provocadas pelo pneumococo.

Fonte: FMS