Teresina (PI) - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 13 e 20 de novembro, os maiores volumes de chuvas são previstos no Noroeste e Sul do País. Para o Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente na parte Norte e Leste da região. No entanto, não se descarta pancadas de chuvas isoladas no Maranhão, Piauí, Oeste da Bahia que inclui as áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além do litoral baiano.
Em áreas das regiões Norte e Sudeste, principalmente, a previsão é de predomínio de tempo quente e seco no decorrer da semana.
Região Norte: são previstas chuvas em forma de pancadas, durante a semana, com valores maiores que 50 milímetros (mm) no Acre e no Oeste e Sul do Amazonas. Com menores acumulados em áreas pontuais de Rondônia, Pará e Tocantins devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.
Região Centro-Oeste: em algumas áreas, são previstas chuvas passageiras, principalmente no final da tarde.
Região Sudeste: a partir do dia 17 de novembro, a previsão é de chuvas em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e triângulo mineiro.
Região Sul: a passagem de uma frente fria pela região Sul poderá provocar chuvas expressivas, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de ventos e da ocorrência pontual de queda de granizo, no decorrer da semana, com maiores acumulados que podem ultrapassar 150 milímetros (mm), principalmente no centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.