Lives do conhecimento
EVENTO

Diálogos Econômicos - Pensar o Maranhão: economia, política e sociedade!

Com efeito, como os "Diálogos econômicos" buscam intervir na realidade, sua concepção respeitará o caráter interdisciplinar e multidisciplinar dos problemas que serão analisados.


Evento

Evento Foto: Divulgação

O Departamento de Economia e a Coordenação do curso de Ciências Econômicas da UFMA inauguram o projeto de Seminários Internos – "Diálogos econômicos" –, cujo objetivo é instaurar uma articulação entre ensino, pesquisa e a formação de um discurso público sobre problemas econômicos, sociais e políticos concernentes ao Brasil e Maranhão, sejam eles de natureza teórica, sejam eles correspondentes à discussão de políticas públicas.

Nesse sentido, a proposta dos "Diálogos econômicos" se inscreve numa concepção que compreende o ensino de economia como indissociável à preparação de diagnósticos qualificados sobre a realidade subjacente, ao mesmo tempo que exige que tenhamos a capacidade de elaboração de cenários propostos aos temas debatidos. A crítica necessária aos problemas – que serão objeto da análise rigorosa – virá acompanhada da tentativa de apresentação de resoluções técnicas e políticas.

Com efeito, como os "Diálogos econômicos" buscam intervir na realidade, sua concepção respeitará o caráter interdisciplinar e multidisciplinar dos problemas que serão analisados. Teremos professores, pesquisadores, cientistas e intelectuais renomados que abrirão iluminações, perspectivas e abordagens, confrontando interpretações ortodoxas e heterodoxas, sempre com respeito ao pluralismo teórico-científico e à democracia como valor inegociável.

A primeira série de "Diálogos econômicos" terá como tema "Pensar o Maranhão: economia, política e sociedade", cujo objetivo é elaborar interpretações e diagnósticos sobre o Maranhão do século 21 e propor soluções práticas. Buscamos com a proposição cobrir áreas importantes das atividades sociais e públicas, o que não elimina que algumas discussões possam não estar diretamente contempladas.

A distribuição da primeira série dos "Diálogos econômicos" se dará com 5 (cinco) seminários no semestre 2021.2, que será complementado no semestre 2022.1 com mais 5 (cinco) seminários temáticos. A dinâmica de cada seminário se dará com a apresentação do tema pelo convidado, seguido de debate com o público qualificado na página do DECON UFMA no YouTube.

Esperamos que essa iniciativa possa inaugurar uma nova etapa pelo qual os modos de divergir e de discussão pública na UFMA possam ser organizados, prezando pelo diálogo, respeito, integridade, participação e democracia. Nosso intuito é exclusivamente restrito à qualificação do debate público e ao aprofundamento da reflexão política participativa.

Prof. Dr. Heric Santos Hossoe – Chefe do Departamento de Economia

Prof. Dr. Saulo Pinto Silva – Coordenador do curso de Ciências Econômica

Fonte: Ascom Decon/UFMA

Próxima notícia

Dê sua opinião: