Meia Palavra

Meia Palavra

PT e Progressistas definem hoje as pastas que vão comandar no governo; veja quem vai ocupar o que

Segunda - 22/04/2019 às 11:04



Foto: Jorge Bastos/CCom Governador do Piauí, Wellington Dias
Governador do Piauí, Wellington Dias

Um encontro “extra pauta”, isto é, fora da agenda oficial, vai reunir hoje (22) o governador do Piauí, Wellington Dias, e os deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores para definir a participação do PT no novo governo. A briga por cargos no governo deve acirrar ainda mais a disputa por espaço na base aliada.

O PT quer manter as secretaria de Estado da Administração, Planejamento, Fazenda, Desenvolvimento Rural (Agricultura Familiar), Cultura, Educação (ou Saúde), além do Emater, Ceid e as coordenadorias de Comunicação, Juventude e Mulher

Além do líder do Governo na Assembleia Legislativa, Francisco Limma, participam do encontro os deputados Fábio Novo, Flora Izabel,  Francisco Costa e Franzé Silva.

Wellington Dias também tem encontro com o deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB), que recentemente esteve em tratamento de saúde em São Paulo. De volta ao batente, Monteiro também vai ao Karnak buscar espaço no novo secretariado, embora esteja de saída do PRTB para o Progressistas.

O partido do senador Ciro Nogueira quer indicar, além do Detran-PI, as secretárias de Transporte, Defesa Civil e Meio Ambiente – esta última seria ocupada pelo ex-deputado federal Mainha.

O presidente do PP no Piauí, deputado estadual Júlio Arcoverde, agora secretário de Esporte de Firmino Filho (PSDB), tem compromisso fora da agenda com Wellington Dias nesta segunda-feira.

Os outros cargos indicados pelos partidos são os seguintes: O MDB, do senador Marcelo Castro e do presidente da Assembleia Legislativa Themístocles Filho, pretende continuar comandando as secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Trabalho,  além do Depertamento de Estradas de Rodagem, Fundação Hospitalar e Idepi.

O PR, do deputado federal Fábio Abreu, deve manter as secretarias de Cidades, Justiça e Segurança. Já o PSD, do deputado federal Júlio César - do filho dele, deputado estadual Georgiano Neto -, indica o novo secretário do Agronegócio e a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas.

O PTB dos deputados Nerinho e Janaina Marques, quer continuar nas secretarias de  Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico. O PCdoB, com OSmar Júnior na Secretaria de Governo e o PDT, com a Secretaria de Turismo fecham a fatura.

Brasília

Enquanto Wellington Dias conclui as conversas com as lideranças dos partidos aliados para compor seu governo, a bancada federal do Piauí na Câmara e no Senado aguarda a confirmação pelo Palácio do Planalto das indicações dos “afilhados”. Até aliados do PT, como PDT, de Flávio Nogueira, e Progressistas, de Ciro Nogueira, puxam a fila por cargos no governo Bolsonaro.

Siga nas redes sociais
Paulo Pincel

Paulo Pincel

Paulo Barros é formado em Comunicação Social-Jornalismo/UFPI; com Especialização em Marketing e Jornalismo Político/Instituto Camilo Filho

Compartilhe essa notícia: