Meia Palavra

Piauí assume definitivamente o protagonismo em Parcerias Público-Privadas


Governador Wellington Dias na Abdib Fórum

Governador Wellington Dias na Abdib Fórum Foto: André Oliveira

Referência mundial em parcerias público-privadas, o Piauí reúne nesta terça-feira (25), a partir das 8h, no Salão Opala do Gran Hotel Arrey, em Teresina, empresários do setor de energia, petró­leo e gás natural, transportes, saneamento ambien­tal, telecomunicações e indústrias de base para lançamento do 1º Abdib Fórum Edição Nordeste – Infraestrutura Regional, que será realizado no dia 22 de agosto na capital piauiense.

O governador Wellington Dias, que preside a reunião de hoje, participou, em Brasília, no dia 22 de maio passado, do Fórum da Associação Brasileira da In­fraestrutura (ABDIB) 2019, que reuniu gestores públicos e empresas privadas para discutir os desafios e alternativas para a retomada dos investimentos nos segmentos de infraestrutura no país. No fórum, foi definida a data e local do 1º Abdib Fórum Nordeste.

A ideia é trazer a Teresina grandes empresas para que elas conheçam a carteira de oportunidades não só do Piauí, mas de todos os estados do Nordeste, no sentido de fazer com que empresários desses setores conheçam um pouco mais das demandas e do potencial de cada estado que hoje tem relevância no contexto nacional.

A superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura, explicou que o Piauí é protagonista em relação às PPPs e também em investimentos em infraestrutura.

Atualmente, cinco procuradores e dez técnicos efetivos de vários órgãos do Estado fazem MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).  

O objetivo do MBA é capacitar esses profissionais a formular, implementar, monitorar e avaliar projetos de PPPs e Concessões, com vistas a mobilizar capital para projetos de infraestrutura econômica e social para uma maior qualidade na prestação dos serviços públicos, proporcionando o desenvolvimento de mecanismos de regulação e de gestão de contratos, com maior eficiência, transparência e controle social.

“Há quatro anos, o Piauí consolida sua atuação neste segmento, especialmente em virtude das parcerias público-privadas (PPS). Em reconhecimento a esse avanço, a ADBib decidiu fazer o primeiro Fórum do Nordeste no Piauí”.


O governador do Piauí, Wellington Dias, no Fórum da Associação Brasileira da In­fraestrutura (ABDIB) 2019, em Brasília   (Foto: André Oliveira)   
 

Abdib

Fundada em 1955, a Associação Brasileira da In­fraestrutura e Indústrias de Base (ABDib) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que conta com mais de 100 empresas asso­ciadas e contribui para o crescimento econômico e o desenvolvimento social do Brasil por meio da expansão dos investimentos em infraestrutura e indústrias de base.


O Piauí discute em Brasília as estratégias para a retomada da infraestrutura no país  (Foto: André Oliveira)   

Fonte: Piauihoje.com

Siga nas redes sociais
Paulo Pincel

Paulo Pincel

Paulo Barros é formado em Comunicação Social-Jornalismo/UFPI; com Especialização em Marketing e Jornalismo Político/Instituto Camilo Filho
Próxima notícia

Dê sua opinião: