Meia Palavra

Meia Palavra

Em quinta movimentada no Legislativo, oposição e governo arengam feito menino

Líderes de oposição e governo se revesaram duas vezes na tribuna para trocar 'gentilezas'

Quinta - 06/06/2019 às 19:10



Foto: Paulo Pincel/Montagem Francisco Limma, Firmino Filho e Gustavo Neiva
Francisco Limma, Firmino Filho e Gustavo Neiva

A quinta-feira (6) foi movimentada na Assembleia Legislativa onde três eventos sucessivos levaram autoridades públicas para debater temas importantes e de interesse da sociedade piauiense, como os cortes de 30% das verbas destinadas às universidades e institutos federais, a segurança dos clientes dentro das agências e correspondentes bancários e os 184 anos da "Gloriosa" Polícia Militar do Piauí.

A Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, decidiu, após ouvir os reitores Arimateia Dantas (UFPi) e Paulo Gomes (IFPI), enviar ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), à Casa Civil do Governo Federal e ao Congresso Nacional um relatório detalhado da situação da Universidade Federal do Piauí  e do Instituto Federal do Piauí e o que vão representar os cortes de recursos anunciados pelo governo Bolsonaro.

A audiência pública, realizada hoje (6) no Plenarinho da Alepi, foi convocada pelo líder do Governo, deputado Francisco Limma (PT), e contou com a participação de representantes da Adufpi, DCE (Ufpi), Colégio Agrícola, Sinte e outros.

Os cortes anunciados pelo MEC já atingiram os estudantes: 78 bolsas de alunos da Ufpi foram cortadas.

Bancos
Na sala da Comissão de Constituição e Justiça, convocada pelo deputado Henrique Pires (MDB), a Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente recebeu representantes da Caixa Econômica Federal,  Banco do Brasil, Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Secretaria de Segurança do Estado, para discutir o atendimento nas agências e correspondentes bancários, principalmente o desrespeito ao cliente.

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, propôs a criação de um conselho, formado pelo Poder Público e as empresas bancárias, para debater e propor soluções para a questão da segurança nestes estabelecimentos.

Porém, a falta de respeito ao cliente foi a principal reclamação na audiência pública. Em Teresina, quem vai aos bancos depois das 18h não consegue sacar  dinheiro porque os caixas eletrônicos estão fechados. Se estão abertos, não foram abastecidos com cédulas e os saques não são efetuados.

"No interior, como em Inhuma, ouvi relatos de idosos vão pra fila às 4h porque o banco atende das 9h às 12h e não dá conta da demanda. Isso é um absurdo”, avaliou Henrique Pires.

Gloriosa
No Plenário lotado, inclusive as galerias, por proposição do deputado estadual Coronel Carlos Augusto (PR), uma sessão solene homenageou os 184 anos de existência e de excelentes trabalhos prestados ao povo do Piauí pela Polícia Militar.

Durante a sessão, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, anunciou que Teresina já dispões e o interior passa a contar com o registro eletrônico de boletins de ocorrência no local onde se deu o fato.  Equipamentos eletrônicos estão sendo instalados nas viaturas para atendimento e registro on line das ocorrências em todas as cidades e localidades do Piauí.

Corredores
Do lado de fora, nos corredores, jornalistas buscavam informações sobre o assunto que ganhou as manchetes e tem tirado o sono dos tucanos  no Palácio da Cidade. Depois do deputado estadual Goergiano Neto, do PSD, lançar a sua candidatura a prefeito da capital, o PR, do deputado federal Fábio Abreu, anunciou uma articulação com o PT e outros partidos da base para lança-lo candidato a sucessor de Firmino Filho (PSDB).

A questão é que o PT tem pelo menos vários nomes que podem disputar a prefeitura: Rejane Dias, Assis Carvalho, Franzé Silva e Dudu. Resta saber se o partido do governador Wellington Dias vai abrir mão da candidatura própria para apoiar Georgiano, Fábio Abreu ou outros nomes que deverão surgir nos próximos dias.

Teatro
Após toda essa "efervescência", houve a sessão ordinária, onde oposição e governo travaram mais um round do "bom combate". Os líderes da Oposição, Gustavo Neiva, e do Governo, Francisco Limma (PT), usaram o tempo regimental e depois solicitaram o tempo da liderança para trocar farpas. A oposição alegando que foi ofendida pelo líder. O líder acusando os adversários do governo de fazer "teatro", politizar temas já em negociação, como a greve anunciada pelo professores do Estado. Aliás, a polêmica entre os dois lados virou uma "ladainha", parece birra, arenga de menino mimado.  

Siga nas redes sociais
Paulo Pincel

Paulo Pincel

Paulo Barros é formado em Comunicação Social-Jornalismo/UFPI; com Especialização em Marketing e Jornalismo Político/Instituto Camilo Filho

Compartilhe essa notícia: