Olhe Direito!

Olhe Direito!

Dia da Liberdade, dia da OAB Piauí

Meu avô foi um dos 15 signatários do ato de fundação da OAB-PI e seu primeiro presidente

Alvaro Mota

Terça - 25/04/2023 às 12:58



Foto: Divulgação OAB
OAB

As tramas do tempo fazem coincidir datas caras às pessoas em diferentes quadrantes do mundo, como se dá agora, aqui no Piauí, onde advogados e advogadas celebram neste 25 de abril os 91 anos de fundação da Secional da OAB ao mesmo tempo em que em Portugal celebram-se os 49 anos da Revolução dos Cravos, que pôs fim a 40 anos de ditadura no país e por esta razão nesta data os portugueses celebram o Dia da Liberdade.

A fundação da OAB Piauí, 91 anos atrás em uma sala modesta na Faculdade de Direito, hoje a sede da Biblioteca Cromwell Carvalho, na praça Demóstenes Avelino, pode ter sido ato privado e não documentado, se não pelas assinaturas dos termos de criação da Secional Piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado. Contudo, o tempo demonstraria a importância do gesto, pela grandeza do trabalho da instituição ao longo de nove décadas.

Sinto-me pessoalmente tocado pela data dessas duas celebrações. Primeiro porque sou nascido em um 25 de abril, segundo por ter-me feito advogado como meu avô, João Osório Porfírio da Mota, e meu pai, Berilo Mota, que a exemplo de meu avô foram desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí.

Meu avô foi um dos 15 signatários do ato de fundação da OAB-PI e seu primeiro presidente. Tendo tido eu a honra de também liderar a Advocacia piauiense, presidindo a Secional da OAB no Estado, por óbvio esses são também dois motivos para que pessoalmente considere esta uma data que sempre estará marcada em mim.

No entanto, a celebração deste 25 de abril, para lembrar os 91 anos da OAB deve ser pensada sempre pelo aspecto institucional, considerando o trabalho das lideranças da Advocacia ao longo desse tempo. Foram muitos os que confrontaram, na letra da lei e com o necessário civilismo, os sucessivos sistemas autocráticos que permearam essas nove décadas. Coragem e determinação nunca faltaram aos homens e mulheres que fizeram e fazem a OAB-PI.

Então, estou mais do que certo de que devemos nesta data olhar para o passado como nosso arrimo para fazer no presente um futuro melhor. Foi isso que fizeram os 15 advogados que 91 anos atrás, de maneira modesta, criaram a OAB-PI. Sabiam eles que estavam plantando uma semente para gerar árvores e frutos em favor do trabalho dos advogados, da causa da liberdade, pelo compromisso com o Estado de Direito. Temos a obrigação de seguir cultivando esses valores.

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: