Filosofia de Vida

Filosofia de Vida

O uso da realidade virtual no tratamento de doenças mentais

Essa capacidade permite que a tecnologia seja utilizada no tratamento de condições como ansiedade

Fabiano de Abreu

Quarta - 29/03/2023 às 17:21



Foto: Divulgação Mundo Virtual
Mundo Virtual

A realidade virtual é uma das principais promessas para o futuro da tecnologia e do desenvolvimento do metaverso, mas apesar de ser usada mais amplamente para entretenimento, ela também tem se mostrado muito eficaz para auxiliar no tratamento de doenças mentais.

No artigo “Inteligência artifical e doenças mentais”, publicado pela Recisatec - Revista Científica de Saúde Tecnologia, ressalto a contribuição da inteligência artificial para a neurociência e o importante papel da realidade virtual nesse processo pela sua singular capacidade de criar e moldar ilusões de realidade de forma tão verossímil que o cérebro dos pacientes é interpretado quase de totalmente como uma experiência real.

Essa capacidade permite que a tecnologia seja utilizada no tratamento de condições como ansiedade, depressão e até mesmo psicose, assim como ajudar a compreender melhor a evolução de doenças neurodegenerativas em pacientes e ajudar na reabilitação após derrames.

A terapia de exposição à realidade virtual, chamada de VRET, é muito utilizada para tratar fobias, traumas, depressão, ansiedade, TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo e até mesmo Burnout, utilizando os ambientes virtuais para facilitar o processo de habituação, aceitação e modulação de sintomas físicos quando expostos a determinadas circunstâncias.

Além de uma excelente forma de entretenimento, a realidade virtual pode ajudar bastante no tratamento de diversas condições e patologias, benefícios esses que podem ser ampliados com o desenvolvimento maior da tecnologia, que também pode auxiliar em pesquisas acerca do cérebro.

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro Mensa, Intertel e TNS.

Currículo BR: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558
Currículo PT: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/8316-38CC-0664
Currículo INT: https://orcid.org/0000-0002-5487-5852

Siga nas redes sociais
Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.

Compartilhe essa notícia: