Filosofia de Vida

Filósofo cria conceito para um relacionamento duradouro: Tripé do relacionamento


Relacionamento duradouro

Relacionamento duradouro Foto: Divulgação

Hoje muitos têm a impressão que embalado pelo imediatismo das redes sociais e da internet, as pessoas se tornaram muito voláteis, impacientes e por muitas vezes intolerantes com a limitação do próximo. Com a oferta de aplicativos e sites de relacionamento como o Tinder e o Happn, o amor pode ser instantâneo, cibernético e por afinidades, onde o usuário percorre uma espécie de cardápio de gente, mas não necessariamente tem planos e pensamentos para além do hoje.

Então qual será o segredo de casais que ficam juntos por décadas e que levam até o fim as juras de amor eterno que fizeram diante da religião, de amigos e da sociedade? O filósofo e escritor Fabiano de Abreu acredita que, embora relacionamentos não sejam fáceis de serem mantidos, é possível encontrar motivos para continuarem juntos: "Todo o relacionamento para que funcione tem que ter bases sólidas. A relação é um jogo de acerto constante, somos nós e o outro na tentativa de encontrar o equilíbrio em que ambos se sintam plenos e satisfeitos. As relações não são tão fáceis na realidade quando comparadas às idealizações românticas dos livros ou dos filmes. As pessoas são seres únicos que carregam em si personalidades diversas e sensos de vida variados." 

Montando o Puzzle

Para Fabiano de Abreu, os relacionamentos são como um puzzle, um quebra-cabeças que por vezes demoramos a montar e a encontrar o sentido mas, uma vez completo nos deixa mais tranquilos: "como se todo o processo de construção fosse um ensinamento, o conhecer quem está ao nosso lado e, ao fim desse tempo, o piso onde caminhamos é-nos mais familiar e tendemos a ser mais verdadeiros."  

No entanto, o filósofo aponta que, para se chegar a uma solução, todas as peças precisam estar sobre a mesa, sem meias verdades e sem se ocultar do outro, para que o casal possa enfim montar o puzzle e se entender: "se faltar uma peça, o puzzle nunca estará completo. Aquele pedaço em falta pode gerar um fosso na relação. Há diferenças irremediáveis mesmo quando os sentimentos são fortes e personalidades incompatíveis podem tornar-se abismos intransponíveis." 

Tripé do Relacionamento

Em sua mais recente teoria sobre relações humanas, o filósofo ressalta três pontos fulcrais que seriam a base para a longevidade de um relacionamento. Fabiano chama o conceito de Tripé do Relacionamento. Analogamente a um tripé, estável e equilibrado sobre cada uma de suas pernas, o filósofo destaca que quando os três pontos que compõem o Tripé do Relacionamento estão estruturados, se consegue ter relações equilibradas, que são o princípio básico de relações felizes. Confira: 

Respeito - ser fiel não só à pessoa mas também às suas convicções. Respeitar as suas opiniões, escolhas, individualidade e liberdade buscando o ponto de equilíbrio para que respeite também os dois outros pontos do tripé. Respeito é apreço, consideração, deferência. É não colocar o outro em posições complicadas ou desagradáveis, é não magoar.

Compreensão - aceitar e respeitar opiniões e comportamentos. A compreensão é um dos componentes da busca do equilíbrio. O equilíbrio é necessário para a manutenção e a duração do relacionamento. Compreender é o início do processo de argumentação. É uma maneira de manter a paz num casal. 

Tolerância - tolerar o outro tem como foco a paz e o equilíbrio que é o necessário para a longevidade no relacionamento. Temos que ter tolerância para que a inteligência esteja activada sem descompensação. Tolerância é compreendermos o outro e buscar o equilíbrio com argumentos e conversas saudáveis. A tolerância é saber escutar, é ter a humildade necessária para reconhecer os nosso limites e os do outro, é saber que erramos e saber perdoar também.

puzzle - nome dado ao jogo 'quebra cabeça' 

Fonte: Fabiano de Abreu

Siga nas redes sociais
Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.
Próxima notícia

Dê sua opinião: