É o que eu acho

Uma incrível viagem no tempo

No painel à minha frente, ajustei a data para 1º de janeiro de 2011, à noite, algumas horas após Dilma Rousseff tomar posse como a primeira presidenta do Brasil, recebendo de Lula a faixa presidencial.

Fernando Castilho

Sábado - 07/01/2023 às 10:47



Foto: Agência Brasil Subindo a rampa do Palácio
Subindo a rampa do Palácio

Logo após a festa da posse de Lula como presidente do Brasil pela terceira vez, ainda eufórico pelo acontecimento histórico, decidi escolher uma das fotos da subida da rampa e, desafiando a Segunda Lei da Termodinâmica, montei em minha máquina do tempo. Queria compartilhar com antigos amigos a alegria de ver restaurada, enfim, nossa democracia.

No painel à minha frente, ajustei a data para 1º de janeiro de 2011, à noite, algumas horas após Dilma Rousseff tomar posse como a primeira presidenta do Brasil, recebendo de Lula a faixa presidencial.  A intenção era clara: se a festa havia sido muito bonita e cívica, a de 1º de janeiro de 2023 foi de um simbolismo até então inédito no país.

A inteligência artificial que, uma vez ligada a máquina, assume seu controle, imediatamente desaconselhou a viagem devido à possível criação de paradoxos temporais, mas mesmo assim, empreendeu a viagem à contragosto.

Após minutos de grande turbulência pelo espaço-tempo, cheguei ao bar onde certamente meus amigos estariam comemorando a vitória. Estacionei a máquina nos fundos do bar e entrei sorrindo.

Eles não acreditaram no que viam, afinal, eu também estava ali na comemoração. Esse é o paradoxo do qual a inteligência artificial me alertava. Sentei-me do lado de mim mesmo, saquei a foto do bolso e a exibi triunfante! Olha aqui, ó! A posse de Lula em 2023!

Todos se entreolharam e ninguém entendeu nada.

Meu eu de 2011 pegou a foto e a examinou demoradamente.

Finalmente, arriscou-se a comentar com os demais: olha, gente, Lula tá velhinho, quase sem cabelo, mas é ele mesmo, sem dúvida. Quer dizer que você, digo eu, voltei mesmo do futuro para nos mostrar que Lula se elegeu pela terceira vez? Dê cá um abraço!

Isso! Respondi. Todos se abraçaram.

- Mas tem um monte de gente subindo a rampa com ele! Este aqui atrás é o Alckmin? Por que ele está aqui?

- Porque ele é o vice-presidente.

- O quê? Perguntou o Miguel com sua barba sempre espessa. Como pode?

Outro amigo, bigodudo Luiz, notou o indígena ao lado de Lula.

- É o Raoni? Ele está aqui por quê?

Tive que explicar que o governo anterior adotou uma política de dizimar aos poucos os indígenas e que, por isso, Raoni simbolizava a redenção dos povos originários.

Os olhares agora eram de pavor.

A Natália comentou: esse presidente que saiu devia ser terrível, não? Mas, cadê dona Mariza?

Expliquei que a ex-primeira-dama falecera e que Lula havia se casado com a moça de calças compridas de seda que segurava uma cadela chamada Resistência.

- Fale mais sobre isso, pediu a ansiosa Natália.

- Bem, a Janja era uma das pessoas que permaneceram 580 dias na vigília próxima onde Lula estava preso em Curitiba. A cadelinha havia sido adotada por ela.

- LULA PRESO? Perguntaram em uníssono.

Tive que me demorar em longas explicações, enquanto os copos secavam rapidamente.

- MAIS CERVEJA!!! Todos pediram berrando. E CACHAÇA! MUITA CACHAÇA! Porque o baque está sendo grande!

- E essas outras pessoas? Quem são? Perguntou Laura, a morena esguia.

São um deficiente físico, um professor, um menino negro de 10 anos, uma catadora... Foi ela quem passou a faixa pro Lula. Todos simbolizam a diversidade do povo brasileiro.

- Muito legal a ideia e é muito bom que tanta gente tenha comparecido como a gente vê ao fundo tomado pela cor vermelha, mas o antecessor não passou a faixa? Quem é ele? Perguntou o barbudo Miguel.

Tive então que explicar o que foram os 4 anos de Bolsonaro.

- Pera lá, esse Bolsonaro não era um deputado reacionário? Esse cara chegou a ser presidente? Cê tá de brincadeira? A comemoração virou uma zona com todos falando ao mesmo tempo.

- Sei que tudo parece uma loucura, mas é isso mesmo, tentei acalmar. Ele fugiu pra Orlando e, pelos inúmeros crimes cometidos, deverá ser preso em breve.

Meu eu antigo não se conteve.

- Olha, eu sei que você não mentiria para mim porque você sou eu no passado, mas dizer que Alckmin virou vice de Lula, que Lula ficou preso injustamente por causa de um juiz que o perseguiu e que a vitória foi apertada contra um ex-deputado medíocre que zombou da população que morria por causa de um vírus que vitimou 700 mil pessoas é demais! A viagem no tempo não mexeu com sua cabeça? Ou minha cabeça? Nem sei mais o que estou falando.

- É tudo verdade e tem muito mais, mas não quero colocar água no chope, já que vocês estão comemorando.

Essa foi a coisa mais besta que falei. Já tinha colocado.

Todos se entreolharam demoradamente, já bêbados. Os olhares eram um misto de pavor e de tristeza.

Meu eu antigo eu, então, levantou um copo e propôs um brinde.

- Comemoremos então a vitória de Dilma e de Lula!

- VIVA A DEMOCRACIA! VIVA O PROGRESSO! VIVA O POVO BRASILEIRO!

Enquanto a euforia voltava, Laura levantou-se e veio cochichar em meu ouvido: e quem será o sucessor de Lula em 2026? Alckmin?

- Xiiii...

 

Siga nas redes sociais
Fernando Castilho

Fernando Castilho

Arquiteto, Professor e Escritor. Autor de Depois que Descemos das Árvores, Um Humano Num Pálido Ponto Azul e Dilma, A Sangria Estancada

Compartilhe essa notícia: