É o que eu acho

O Plano deu chabu

O documento para tentar institucionalizar, isto é, dar uma aparência de legalidade – já que citava alguns artigos da Constituição e invocava o estado de defesa

Fernando Castilho

Quarta - 18/01/2023 às 12:02



Foto: Divulgação Bolsonaro
Bolsonaro

Passados alguns dias da estupefação pela ousadia dos que queriam dar um golpe e implantar uma ditadura no país, podemos tirar algumas possíveis conclusões.

O plano era implementar uma ação a nível nacional após a tomada dos edifícios dos 3 poderes que sensibilizaria as Forças Armadas a se engajarem e darem o xeque-mate em nossa democracia.

O documento para tentar institucionalizar, isto é, dar uma aparência de legalidade – já que citava alguns artigos da Constituição e invocava o estado de defesa - estava pronto para consolidar a ruptura.

Imaginavam que o gado, a massa de manobra-bucha-de-canhão de Bolsonaro, fosse tomar na boa os edifícios dos 3 poderes instigando as Forças Armadas a decretarem a Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Porém, a manada, sem um bom cão pastor, se descontrolou e saiu em estouro, quebrando e depredando tudo, o que colocou a opinião pública, a imprensa nacional e internacional, além de chefes de estado de países importantes contra os apoiadores. O Datafolha apurou que 93% da população brasileira condenou os atentados terroristas.

Se uma parte significativa dos militares estava envolvida na intentona, outra parte preferiu se incluir fora disso, pois daria muito trabalho consolidar o golpe, ter que lidar com os opositores que seriam a maioria, ter que voltar a prender, torturar, matar, etc.

O ministro da Justiça, Flávio Dino e o presidente Lula agiram muito rapidamente nomeando um interventor no DF, enquanto o ministro do STF, Alexandre de Moraes, afastava o governador Ibaneis Rocha por 90 dias.

O ex-ministro da segurança de Bolsonaro e então secretário de segurança de Ibaneis, Anderson Torres, havia demitido boa parte do pessoal incumbido de proteger a Praça dos Três Poderes de invasão e, numa atitude de moleque, se mandou para Orlando para acompanhar os desdobramentos junto ao seu capitão. Teve sua prisão decretada por Moraes com direito à busca e apreensão em sua casa. Voltou e já se encontra preso no Brasil.

Um dos resultados da busca foi uma minuta de decreto de estado de defesa, leia-se, golpe, encontrada na casa de Torres que não havia sido destruída porque deveria ser usada no momento oportuno, caso o plano tivesse dado certo. Não deu certo, mas Torres não teve como programar, como nos filmes da franquia Missão Impossível, sua autodestruição. Simplesmente a deixou num armário.

Há uma grande lista de crimes cometidos por Torres e Bolsonaro e, se as instituições não forem complacentes, como parece que alguns ministros do STF desejam, em tempo muito mais curto do que imaginávamos, Bolsonaro será preso.

O plano de golpe deu chabu.

A situação do capitão se agrava porque chega a hora da quadrilha tentar se livrar de prisões e, provavelmente, não faltarão delações premiadas.

Observem que todos seus asseclas, que vão desde ex-ministros que perderam foro privilegiado, como Fábio Faria, Marcelo Queiroga, Paulo Guedes e Oniz Lorenzoni, até outros que se elegeram a algum cargo político, como o astronauta Marcos Pontes e Damares Alves, estão se fingindo de mortos. A exceção é o general Mourão. Braga Netto e Augusto Heleno, artífices do golpe, antes eloquentes ao pedir a acampados que aguentassem mais um pouco porque algo estaria por acontecer, agora, apavorados, silenciam.

O fato é que agora Bolsonaro não é mais nada e está isolado. Até o PGR, Augusto Aras, começa a se colocar como independente ao pedir ao STF a inclusão de seu antigo chefe nas investigações sobre os atos terroristas.

Se esperávamos que o capitão começasse a sofrer os rigores da lei em médio prazo, começamos a nos surpreender com a agilidade das instituições.

Os ministros do STF, TSE e TCU, após quatro anos sofrendo todo tipo de ameaças e ofensas, estão com a faca nos dentes e devem pra cima do capitão.

Esperamos que seja pra valer.

Siga nas redes sociais
Fernando Castilho

Fernando Castilho

Arquiteto, Professor e Escritor. Autor de Depois que Descemos das Árvores, Um Humano Num Pálido Ponto Azul e Dilma, A Sangria Estancada

Compartilhe essa notícia: