Radical chique


Citroën C4 Cactus Rip Curl

Citroën C4 Cactus Rip Curl Foto: Divulgação

A Citroën está apresentando o novo C4 Cactus Rip Curl no Brasil. A versão, que está chegando agora às concessionárias, é uma série especial desenvolvida em parceria com a tradicional marca australiana de “surfwear”, a Rip Curl. 

Nessa edição limitada, todos os detalhes foram pensados para reforçar a conexão do Citroën C4 Cactus com o espírito jovem e aventureiro da marca de roupas. Segundo a fabricante francesa, agora pertencente ao Grupo Stellantis (união da FCA com a PSA), a versão agrega detalhes de customização externa e interna e diferenciais e equipamentos exclusivos. 

O utilitário esportivo estará disponível na rede de concessionárias com preço sugerido de R$ 112.990. Sob o capô, o SUV da Citroën traz o motor 1.6 VTi bicombustível de 118 cavalos de potência, associado ao câmbio automático sequencial de 6 velocidades da Aisin AT6. Conforme números divulgados pela marca francesa, a versão acelera de zero a 100 km/h em 13 segundos e tem uma média de consumo cidade/estrada de 8,6 km/l.

Citroën C4 Cactus Rip Curl

Com base na versão intermediária Feel Pack, a série Rip Curl recebeu uma personalização inédita, com bancos revestidos em couro, barras de teto flutuantes e rodas de liga leve de 17 polegadas pintadas em preto. 

Com botão de partida e uma tomada de 12V, a configuração conta com vários porta-copos, enquanto o console tem acabamento em preto brilhante e alavanca estilizada com seletor dos modos “Eco” e “Sport”. Um pequeno porta-trecos fica entre os bancos e o porta-luvas tem um bom espaço, ao contrário de outros compactos da Citroën. 

A nova configuração traz freios ABS com REF (Electronic Brake Distribution), controle de estabilidade de comando (ESP) e de tração (ASR), quatro airbags, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa (mantém o carro parado por quatro segundos), abertura e fechamento de portas sem chave, partida por botão, Isofix para cadeirinhas de crianças, ar-condicionado digital automático, limitador e regulador de velocidade, sensor de chuva, assinatura luminosa em leds e acendimento automático dos faróis.

Leitura de borracha

Novo SUV ganha forma

Em direção oposta

Citroën C4 Cactus Rip Curl

Apresentado pela montadora como um crossover, o C4 Cactus tem ângulo de entrada (o da frente) de 22 graus, de saída (o de trás) de 32 graus e altura em relação ao solo de 22,5 centímetros.

 Tem 4,17 metros de comprimento, 1,71 metro de largura, 1,53 metro de altura, 2,60 metros de distância de entre-eixos, 1.225 quilos de peso, capacidade para 320 litros no porta-malas sem o rebatimento do banco traseiro e 55 litros no tanque de combustível. Ao contrário do que parece, o C4 Cactus é mais curto em comparação ao Nissan Kicks e ao Hyundai Creta, seus concorrentes diretos. A falsa impressão vem pelo fato de o teto ser rebaixado e a área envidraçada ser menor.

 Como o carro da Citroën tem a frente mais arredondada e a traseira estanque, o conjunto confere um aspecto mais longilíneo, e isso é um ganho estético para o modelo. Com capô curto, a grade tem o duplo “Chevron”, com as luzes de circulação diurnas em leds e os auxiliares de neblina emoldurados com a cor do teto da versão Rip Curl, com o para-choque dianteiro mais robusto. Atrás, as lanternas duplas em leds têm efeito 3D.O C4 Cactus Rip Curl está disponível na exclusiva combinação de Branco Banquise, na carroceria, com teto em Azul Esmeralda.

 A mesma tonalidade de azul está presente em detalhes externos, como nos frisos e embelezadores, nos auxiliares de neblina e nos airbumps das portas. Internamente, os tapetes de tecido receberam um bordado especial talhado “Rip Curl”, com a mesma cor. A configuração tem central multimídia com tela de 7 polegadas e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay.

 Por fora, as rodas de liga leve Roby Ony e as barras de teto flutuantes aumentam a identidade única da versão. Para completar o visual, adesivos exclusivos “Rip Curl”, tanto nas portas dianteiras quanto na tampa do porta-malas, buscam tornar o modelo mais jovem e despojado.

Citroën C4 Cactus Rip Curl

Fonte: Automotrix

Siga nas redes sociais
Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.
Próxima notícia

Dê sua opinião: