Uma enorme bandeira do Brasil, confeccionada especialmente para um comício realizado no Piauí com a presença do ex-presidente Lula, tornou-se também o símbolo de resgate da bandeira nacional pelo povo na campanha do petista à Presidência da República em todo o país.
A bandeira tem 50 metros de comprimento e 15 metros de largura e foi estendida pela primeira vez sobre a multidão durante um comício que ocorreu na tarde do dia 3 de agosto de 2022, em Teresina. O ato político, um dos maiores já realizado no Piauí, reuniu mais de 45 mil pessoas na chamada "Arena do Povo", na avenida Presidente Kennedy, na zona Leste da capital.
Naquele dia, antes de Lula iniciar seu discurso, duas enormes bandeiras, uma do Brasil e a outra do Piauí, foram abertas por sobre a multidão. Foi um dos momentos mais emocionantes do comício. A partir de então, a abertura da bandeira Brasil tornou-se destaque em todos os comícios que o ex-presidente tem realizado pelo país. Lula disputa pela terceira vez a Presidência da República.
Nesta sábado (15), o governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles, usou as redes sociais para lembrar que a bandeira que fez muito sucesso nos primeiros atos da campanha dele "encanta o Brasil nos eventos de campanha do nosso presidente", diz Rafael.
Para Fonteles, a bandeira gigante usada na campanha de Lula é "hoje o símbolo maior de um povo que resiste ao ódio, às mentiras e a tudo de mal que Bolsonaro e sua turma representam para nosso país. Um povo que caminha firme para, com a graça de Deus e seu voto, garantir a vitória de Lula em 30/10", acrescenta.
Segundo o jornalista Mussoline Guedes, a ideia da confecção e uso da grande bandeira partiu do advogado Marcelo Nolleto, um dos coordenadores da campanha do governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles.