REDE Piauí desiste de candidatura ao Senado, não vai à convenção e reforça apoio a Lula

Partido afirma que divergência com o PSOL é estratégica e diz que priorizará a campanha pela reeleição de Lula

A direção estadual da REDE Sustentabilidade no Piauí anunciou nesta sexta-feira (31) a retirada da pré-candidatura do professor, historiador e ex-deputado federal Manuel Domingos Neto ao Senado Federal. O partido também informou que não participará da convenção da Federação PSOL/REDE.

A decisão foi oficializada por meio de uma nota pública aprovada pela executiva estadual e encaminhada à Federação. De acordo com a legenda, sua posição durante as discussões internas foi pela construção de uma ampla frente democrática em torno da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendendo ainda que a Federação apresentasse um único nome para disputar o Senado.

Na avaliação da REDE, essa estratégia possibilitaria ampliar o diálogo com diferentes segmentos da sociedade, como representantes da comunidade acadêmica, do setor cultural, dos movimentos sociais e de partidos alinhados à defesa da democracia.

Segundo o partido, no entanto, prevaleceu o entendimento do PSOL, que detém maioria na composição da Federação, pela manutenção de candidaturas próprias tanto ao Governo do Piauí quanto ao Senado.

Diante desse cenário, a REDE afirmou que a convenção deixou de ser um espaço de construção política conjunta e passou apenas a formalizar uma estratégia já definida pela maioria da Federação.

Ao comunicar a retirada da candidatura de Manuel Domingos Neto, o partido ressaltou a atuação do ex-deputado durante o processo de articulação política.

"O professor Manuel Domingos Neto demonstrou grandeza política ao colocar seu nome à disposição de um projeto coletivo. Trata-se de uma das mais importantes referências intelectuais e democráticas do Piauí, cuja contribuição continuará sendo fundamental para o debate público."

A legenda informou ainda que concentrará seus esforços na defesa da democracia, no enfrentamento da extrema direita e na campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A definição sobre o posicionamento da sigla nas disputas majoritárias e proporcionais no estado ficará para um momento posterior.

Por fim, a REDE reafirmou que seguirá dialogando com movimentos sociais, universidades, representantes da cultura e demais forças democráticas do Piauí.