Concursos

200 VAGAS

Concurso da Polícia Penal: 14 mil candidatos fazem as provas neste domingo (28)

A remuneração do cargo é o subsídio correspondente a R$ 6.496,73, além de vantagens devidas pelo efetivo desempenho do cargo

Da Redação

Domingo - 28/04/2024 às 07:30



Foto: Ascom/Governo do Piauí Polícia Penal do Piauí
Polícia Penal do Piauí

Mais de 14 mil candidatos farão a prova do concurso público da Polícia Penal do Piauí neste domingo (28). Segundo o edital, as provas serão aplicadas no horário de 8h30 a  13h30, na cidade de Teresina.  Ao todo, estão sendo ofertadas 200 vagas imediatas e 200 para cadastro de reserva. 

Os candidatos aprovados assumirão uma carga horária de trabalho integral de 44 horas semanais, com uma remuneração de R$ 6.496,73, além de benefícios vinculados ao efetivo desempenho no exercício do cargo.

De acordo com o coordenador no NUCEPE, Professor Raimundo Izídio Sousa, a prova objetiva contém 60 questões, enquanto a prova dissertativa, valendo até 20 pontos, requer do candidato um texto de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

São atribuições do policial penal: cuidar da disciplina e segurança dos presos; fazer rondas periódicas; fiscalizar o trabalho e o comportamento da população carcerária, observando os regulamentos e normas próprias; providenciar assistência aos presos, nos termos estabelecidos em regulamento; efetuar conferência periódica da população carcerária; realizar a identificação e a qualificação dos presos; fiscalizar os presos submetidos à medida cautelar de monitoração eletrônica; realizar as comunicações necessárias ao Poder Judiciário relativas à monitoração eletrônica; executar outras tarefas correlatas conforme a legislação permanente.

O Concurso Público será realizado em cinco etapas, sendo a primeira a Prova escrita objetiva e dissertativa; em seguido do Exame de saúde (médico e odontológico); Exame de aptidão física; Avaliação psicológica e Investigação Social.

Atualmente, o sistema prisional do Piauí possui 17 unidades penais em cidades como Parnaíba, Esperantina, Campo Maior, Altos, Teresina, Oeiras, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. Está prevista ainda para 2024 a conclusão das obras de construção de uma nova unidade penal em Buriti dos Lopes, no norte do estado.

Fonte: Sejus

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: