Concursos

CNU

Governo adia provas do CNU em todo país por causa das enchentes no Rio Grande do Sul

A nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional

Da Redação

Sexta - 03/05/2024 às 15:07



Foto: Reprodução/Diego Vara Enchentes no Rio Grande do Sul
Enchentes no Rio Grande do Sul

O Governo Federal decidiu adiar, em todo o país, a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), também conhecido como "Enem dos Concursos", por conta das enchentes no Rio Grande do Sul. As provas seriam aplicadas em todo o país neste domingo (5). Ainda não foi divulgada uma nova data. Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, concedeu entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (3), para explicar o adiamento da prova. 

A ministra disse que seria impossível realizar as provas no estado, seja por conta das enchentes, seja por conta dos locais de prova que estão sendo utilizados como abrigo. Informou ainda que a decisão foi tomada para manter o caráter democrático do certame, que busca permitir o acesso ao concurso e as mesmas condições para realizar a prova para todos os brasileiros.

Esther Dweck também afirmou que a nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional.

Até o momento, pelo menos 37 pessoas morreram em todo o estado, em consequência das fortes chuvas. O número de feridos em consequência dos efeitos das chuvas saltou de 56 para 74 indivíduos, segundo o balanço mais recente da Defesa Civil estadual.

São 351.639 pessoas e 235 municípios afetados, 74 desaparecidos e 23.598 pessoas desalojadas, segundo a contagem finalizada ao meio-dia desta sexta-feira (3). Ao menos 7.949 pessoas que não tinham para onde ir ou como se deslocar seguem alojadas em abrigos públicos ou de entidades de assistência. O próximo boletim deve ser divulgado no fim desta tarde.

Nessa quinta-feira (2), o Ministério da Gestão informou que a prova seria mantida em todo o país, inclusive no Rio Grande do Sul, mas o governo federal continuou discutindo soluções para evitar prejuízos para os candidatos das cidades gaúchas. Pelo menos 86 mil pessoas se inscreveram para fazer a prova no estado, onde cerca de 96% dos inscritos foram afetados pelas chuvas.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: