Geral

W.Dias trata sobre agricultura familiar no Fórum do Projeto Cinturão Verde

O evento visa promover uma discussão ampliada sobre a atual situação do projeto.

Domingo - 13/08/2017 às 10:08



Foto: Francisco Gilásio Fórum do Projeto Cinturão Verde
Fórum do Projeto Cinturão Verde

O governador Wellington Dias participou neste sábado (12), do Fórum do Projeto Cinturão Verde. Promovido pela Associação dos Técnicos em Agropecuária do Piauí (Ataepi), em parceria com entidades e com o apoio do Governo do Estado, o evento foi realizado no CCE da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o objetivo de debater acerca da agricultura familiar.

Com o tema “Cuidando do nosso quintal”, o Fórum visa promover uma discussão ampliada sobre a atual situação do Cinturão Verde no desenvolvimento rural e sustentável nos 11 municípios envolvidos. O principal objetivo do projeto é auxiliar e apoiar as famílias da agricultura familiar com suas respectivas criações e plantações.

O projeto teve início ano de 2003. “A medida agora é retomar os investimentos em campos produtivos e hortas comunitárias de famílias da zona urbana e rural da capital. A inserção do projeto gera uma renda melhor para as famílias, muda a qualidade de alimentação e gera a produção de alimentos orgânicos”, destacou o governador.

“Este debate é para que possamos expor as reivindicações e tentar resolver os problemas qeu existem no projeto, tais como questões de assistência técnica, incentivo às famílias, regularização fundiária, comercialização, dentre outros. Vamos buscar a solução para que o máximo de produtores possam ser assistidos”, destacou o presidente da Ataepi, Ariclenes Freitas.

Projeto Cinturão Verde

O Projeto Cinturão Verde é uma experiência inovadora de produção de hortaliças, grão e tuberosas e de criação de galinha caipira. Foi implantado em 2003 pela Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR, tendo como agente financiador o Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA e parceiros o EMATER e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais – STTR.

A área de atuação do Projeto se dá no entorno de Teresina, em 11 municípios: União, José de Freitas, Altos, Teresina, Pau D´arco, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Curralinhos, Palmeirais, Nazária.

Em 2015, a SDR reativou um grupo de beneficiários para discutir sobre a continuidade do projeto. Como resultado desta articulação fez-se a reformulação do estatuto e reativou-se o Grupo Gestor.

Atualmente, o Cinturão Verde está no desenvolvimento da sua 3ª etapa para atender a agricultura familiar em projetos que envolvam: irrigação, criação de peixes, galinha caipira.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: