Geral

Vigilância Sanitária fiscaliza alimentos vendidos na Quaresma em Teresina

O órgão é vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS)

Terça - 13/03/2018 às 14:03



Foto: Reprodução Foto
Foto

A Vigilância Sanitária de Teresina esteve ontem (12) fiscalizando grandes redes de supermercados do município, dando prioridade na fiscalização dos alimentos tipicamente mais consumidos na Quaresma e Semana Santa, como peixes, crustáceos, ovos, chocolates e outros. O órgão é vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A ação foi realizada em parceria com órgãos como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI). Segundo a gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Jeanyne Seba, estão sendo avaliados itens como condições higiênicas do local de venda dos alimentos, além do armazenamento, exposição, validade e características dos produtos ofertados, bem como a higiene dos atendentes.

A população também deve estar atenta para evitar produtos fora das condições, e denunciar caso necessário. Para isso, a Vigilância Sanitária dá algumas dicas: “Antes de comprar o peixe fresco, é preciso estar atento ao aspecto da carne do pescado, que deve ser resistente à pressão dos dedos, devendo estar com as escamas brilhantes e bem aderidas à pele. Além disso, é preciso verificar a órbita dos olhos do peixes, a cor e o odor do produto. As guelras devem estar úmidas e apresentar coloração de róseo a vermelho brilhante”, alerta Jeanyne Seba, ressaltando que os produtos devem estar refrigerados a uma temperatura máxima de 4°Celsius. “Já os produtos congelados devem apresentar-se duros e sem sinais de descongelamento, e conservados em temperatura inferior a -18° C”, diz a gerente.

No caso do bacalhau, peixe bastante procurado nesta época, o consumidor deve verificar se o produto não apresenta manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável. Eles devem estar acondicionados em locais limpos, protegidos de poeira e insetos. Já as sardinhas em lata devem ser evitadas caso o recipiente esteja amassado ou com a validade vencida.

Os ovos de chocolates devem ser mantidos em local fresco e arejado. “Evite a compra ao verificar embalagens danificadas, rasgadas, amassadas, quebradas ou vencidas”, aconselha Jeanyne Seba. Por fim, os ovos de galinha devem apresentar-se limpos, sem sinais de fezes. Deve conter na embalagem nome e endereço do fabricante, data de validade, bem como o selo do serviço de inspeção municipal, estadual ou federal.

Em todos os produtos, é obrigatório conter a marca, dados do fabricante, endereço, lista de ingredientes, datas de fabricação/validade e o número do lote nos rótulos das embalagens. “A mesma orientação é válida para os produtos artesanais, que devem estar legalizados pela vigilância sanitária. Produtos sem procedência devem ser evitados”, alerta a gerente.

A orientação é que a população prefira estabelecimentos licenciados pelos serviços municipais de vigilância sanitária e compre produtos legalizados pelos serviços de inspeção. “A ingestão de alimentos em más condições de conservação pode causar sérios danos à saúde, sobretudo infecções alimentares”, alerta Jeanyne Seba. Em caso de irregularidades, o cidadão pode entrar em contato com a GEVISA, ligando para os telefones 3215-9102 ou 3215-9115, de segunda a sexta das 7:30 às 17:30h.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: