Geral

UFPI esclarece prisão de estudante flagrada em boca de fumo

Valquiria é estudante de biologia e foi presa em Picos

Segunda - 24/07/2017 às 19:07



Foto: Divulgação PM Material encontrado na boca de fumo
Material encontrado na boca de fumo

Uma estudante do Curso de Ciências Biológicas identificada como Andreia Valquiria da Silva, de 22 anos, foi presa em uma boca de fumo na sexta-feira (21). A estudante é suspeita de fornecer drogas dentro do Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Picos, a 323 km de Teresina.

O caso repercutiu na mídia com a informação de que a estudante fazia parte de um esquema que fornecia drogas para estudantes do campus, e que Valqueria seria responsável pela distribuição do entorpecente. A estudante é moradora da Residência Universitária do Campus.

Diante dos fatos, a UFPI divulgou uma nota de esclarecimento na manhã desta segunda-feira (24). De acordo com o pronunciamento feito pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e a Diretoria de Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí, a estudante não foi flagrada na universidade e não houve acesso ao Campus ou Residência Universitária.

A UFPI também esclarece que a estudante está sendo acompanhada por uma psicóloga e uma assistente social do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) do Campus, que dão completo apoio, inclusive material (água, lanche, roupa de cama), porém não foi permitida a entrada de nenhum dos itens na penitenciária Feminina de Picos. O relatório de acompanhamento socioassistencial, feito pela assistente social, tem embasamento a fim de colaborar com a liberdade da estudante.

Ainda conforme a nota, a PRAEC está apurando todas as informações necessárias e irá tomar as providências cabíveis, enfatizando que todos têm direito à ampla defesa e ao contraditório.

A diretoria do Campus garante que são realizadas vistorias periódicas na Residência Universitária, e não há registro de ocorrências desse tipo no local, havendo vigilância 24h e acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais aos moradores da Residência.

Entenda o caso

Valquiria foi presa em uma boca de fumo no bairro Parque de Exposição, em Picos. Além da estudante, a Polícia Militar também prendeu Artur Siqueira Dantas, de 26 anos, e apreendeu um menor de idade.

Valquiria é natural de São Julião e cursa o 8º período de biologia no Campus de Picos.

Veja a nota

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e a Diretoria de Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vêm a público esclarecer sobre os eventos em relação a estudante do Curso de Ciências Biológicas do Campus de Picos (PI):

1. Diferente de algumas informações equivocadas que circulam nas redes sociais, alguns sites de notícias, rádio e televisão, o flagrante foi realizado em local externo à Universidade. Não houve acesso ao Campus ou a Residência Universitária;

2. A estudante é moradora da Residência Universitária (REU) do Campus e foi detida no bairro Parque de Exposições. Após depoimento na Central de Flagrantes, está recolhida na Penitenciária Feminina de Picos. Seu pai esteve com ela e há um advogado acompanhando o caso;

3. A estudante está sendo acompanhada por uma psicóloga e uma assistente social do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) do Campus, que dão completo apoio, inclusive material (água, lanche, roupa de cama). No entanto, não foi permitida a entrada de nenhum dos itens na penitenciária. O relatório de acompanhamento socioassistencial, feito pela assistente social, tem embasamento a fim de colaborar com a liberdade da estudante;

4. Após apurar todas as informações necessárias, a PRAEC irá tomar as providências cabíveis, sabendo que todos têm direito à ampla defesa e ao contraditório;

5. Segundo a diretoria do Campus, são realizadas vistorias periódicas na Residência Universitária, e não há registro de ocorrências desse tipo no local. Informa também que existe vigilância 24h e acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais aos moradores da Residência.

Objetivando sempre ofertar a nossos estudantes a assistência necessária e os benefícios na forma da lei, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários

Diretoria do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: