Economia

Teresina recebe Fórum Nacional do Confap na quinta-feira (7)

O evento reúne presidentes de 26 fundações de amparo à pesquisa

Terça - 05/06/2018 às 14:06



Teresina será sede do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), evento que busca debater e deliberar sobre as ações desenvolvidas nos Estados no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, além da troca de conhecimento entre os estados. O evento será realizado nos dias 7 e 8 de junho, a partir das 8h, na sede da Embrapa Meio Norte, situada no bairro Buenos Aires, zona Norte da capital.

O evento tem como tema “Empreendedorismo em Ciência, Tecnologia e Inovação”, e irá reunir os presidentes das 26 fundações de amparo à pesquisa existentes no país, bem como representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Banco do Nordeste, da Embaixada do Reino Unido e do British Counsil, instituição pública do Reino Unido, um instituto cultural cuja missão é difundir o conhecimento da língua inglesa e a cultura mediante a formação e outras atividades educativas.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes, explica que o evento é fundamental para a evolução da ciência e tecnologia do Piauí. “A realização do Fórum Nacional do Confap em Teresina é um evento de suma importância para a Fapepi e para os professores e pesquisadores do estado, para a evolução da ciência e tecnologia no Piauí. É um evento que serve como troca de experiências entre os dirigentes das fundações de amparo à pesquisa do Brasil com os dirigentes de universidades e instituições de pesquisa, bem como com os pesquisadores e professores”, destaca Francisco Guedes.

Parcerias- O presidente da Fapepi diz que durante a realização do Fórum, haverá várias parcerias entre o Governo do Piauí e entidades nacionais e internacionais. Para Francisco Guedes, apesar de todas as dificuldades financeiras do Brasil, o Piauí tem avançando nesta área e esse evento tem grande importância na reanimação dos pesquisadores e dirigentes de instituições de ensino e pesquisa do estado.

“Esse fórum é um evento que tem também relacionamentos e apoio político, com a presença do governador Wellington Dias, do secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), além de dirigentes da Embrapa e na solenidade de abertura vamos assinar vários termos de parcerias entre o Governo do Estado e vários entes nacionais e internacionais”, afirma Guedes.

O Fórum Confap no Piauí é realizado por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, com o apoio do Banco do Nordeste e da Embrapa Meio Norte.

Programação


A palestra de abertura – Marco legal de CT&I e o financiamento da pesquisa – será ministrada pelo Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Alvaro Prata. Durante a solenidade, também será anunciada uma nova edição do programa Tecnova e o novo programa Centelha, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo presidente da entidade, Marcos Cintra. A Fapepi apresentará durante a solenidade a Plataforma Somos Fapepi.

A programação segue com apresentação de programas e debates sobre as parcerias nacionais e internacionais do Confap. As reuniões da tarde do dia 7 e da manhã do dia 8 são exclusivas para representantes das Fundações.

Na tarde do dia 8, os representantes das Fundações também poderão conhecer os laboratórios de biologia molecular e de ecofisiologia e a biblioteca da Embrapa Meio Norte. Em seguida, visitarão a fábrica de cajuína da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz.

Veja a programação completa!

Fonte: Com informações da Fapepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: