Geral

Surto de sarna nos presídios do Piauí é destaque no Profissão Repórter de hoje (7)

A doença atingiu até o diretor da Penitenciária de Esperantina

Quarta - 07/06/2017 às 12:06



Foto: Montagem/Piauí Hoje Profissão Repórter mostra condições dos presídios brasileiros
Profissão Repórter mostra condições dos presídios brasileiros

O programa Profissão Repórter, da Rede Globo de Televisão desta quarta-feira (7), vai retratar a situação dos presídios no Brasil. O que chamou a atenção para o tema foi o surto de escabiose (sarna) nas cadeias do Piauí, que afetou 150 detentos e até mesmo o diretor da unidade. A doença atingiu 39% da população carcerária.

O repórter Estevam Muniz visou a Penitenciaria Regional Luís Gonzaga Rebelo, em Esperantina, e a Colônia Agrícola Major César, em Teresina. Entre os demais problemas que acometem o sistema penitenciário piauiense, estão as péssimas condições sanitárias, como a presença de baratas na caixa d´água, esgoto dentro das celas e ratos nos corredores.

Em abril deste ano, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) denunciou que a sarna estava se espalhando pelas celas dos presídios, pondo em risco também a saúde dos funcionários, já que a contaminação se dá pelo contato direto com pessoas atingidas. Ainda conforme o Sindicato, a situação acontece devido a superlotação nas unidades prisionais, além das péssimas condições de higiene no local. O Profissão Repórter vai ao ar depois do futebol.

Estado inicia tratamento de presos contaminados

Detentos recebem tratamento contra escabiose nos presídios

Após a gravação do programa, a Secretaria de Justiça e a Secretaria de Saúde do Estado informaram que estão realizando o tratamento de detentos no sistema prisional do Piauí que apresentaram sintomas da sarna.

Segundo a Secretaria de Justiça, três mil medicamentos foram adquiridos e distribuídos para os presídios que registraram ocorrência da doença, sendo 1.000 frascos de benzoato e 2.000 comprimidos de ivermectina. Mais 1.000 frascos de benzoato já foram solicitados para dar continuidade ao tratamento e prevenção.

De acordo com a Coordenação de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, as penitenciárias que registraram casos de escabiose foram a Irmão Guido, Casa de Custódia, Esperantina, Casas de Detenção de Altos e São Raimundo Nonato e Colônia Agrícola Major César. Ao todo, esses presídios solicitaram 1.600 unidades de medicamentos.

De acordo com a diretora de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça, Ágatha Knitter,  os casos de sarna têm diminuído com o fim do período chuvoso, que facilita o tratamento e prevenção.

 “Os presídios também estão sendo higienizados, como parte do tratamento, e para prevenir a ocorrência de novos casos. Além disso, estamos avançando na implementação da Política de Saúde Prisional no sistema penitenciário”, explica Knitter.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: