Polícia

Sufocada rebelião de presos na penitenciária de Floriano

Presos depredaram celas e outras dependências de Vereda Grande

Quinta - 21/09/2017 às 16:09



Foto: Divulgação/Sinpoljuspi PM entra na Penitenciária de Vereda Grande
PM entra na Penitenciária de Vereda Grande

A Secretaria de Justiça do Piauí, com apoio das forças de segurança pública do Estado, controlou, às 13h desta quinta-feira (21), um motim que aconteceu na Penitenciária Regional de Floriano, conhecida como Vereda Grande.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, afirma que a motivação dos presos para se amotinarem foi o não cumprimento, por parte do "comando de greve", da determinação do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) para que os servidores retornem às atividades.

“Vamos comunicar, na Justiça, por meio da Procuradoria Geral do Estado, o fato de o tal 'comando de greve' não estar cumprindo com a determinação judicial de permitir que as visitas entrem com sacolas nos presídios e vamos cobrar para que arquem com o gasto que teremos que fazer na recuperação da unidade”, afirma o gestor.

Oliveira reforça que, “lamentavelmente, o comando de greve já está há 10 dias prejudicando muitas ações no sistema prisional, além de não cumprir na integralidade a determinação do TJ, ao boicotar a entrada de familiares com sacolas ou alimentos e pertences para os presos”.

Veja os vídeos diovulgado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí:

Controlado o motim, os presos dos três pavilhões da unidade penal – que tem 380 detentos – foram colocados na área de contenção. Os danos nos três pavilhões da unidade foram de média proporção, de acordo com a Secretaria de Justiça.

Após estabilizar a situação, a Secretaria de Justiça já determinou o levantamento financeiro dos danos e prejuízos causados pelo setor de Engenharia.


Certidão denuncia descumprimento de decisão da Justiça
Certidão denuncia descumprimento de decisão da Justiça

Fonte: SEJUS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: