Geral

SSP e SINPOLPI divergem sobre número de homicídios no Piauí

A SSP disse que o levantamento do Sinpolpi são inconsistentes e que o Piauí reduziu 9.52% o número de CLVIs

Quarta - 19/09/2018 às 15:09



Foto: Divulgação Homicídio no Parque Brasil
Homicídio no Parque Brasil

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), através do seu Núcleo de Estatísticas, se manifestou na manhã desta quarta-feira (19), sobre o levantamento feito pelo Sindicato dos Policiais Civis (SINPOLPI) sobre homicídios no primeiro semestre. 

Segundo a SSP, o levantamento do Sinpolpi diverge dos números registrados no Estado nos seis primeiros meses do ano. No levantamento do Sinpolpi, 320 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) foram registrados no Piauí no primeiro semestre, mas a SSP-PI garante que o número correto é 304. 

A Secretaria de Segurança Pública ressalta que comparado ao mesmo período de 2017 houve uma queda de 9,52% no número de vítimas por CVLIs, portanto, diferente do aumento sugerido pelo Sindicato, pois no 1° Semestre do ano de 2017 foram registrados 336 casos, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança, e não 293 crimes como estabelecido pelo Sinpolpi.  

A SSP-PI disse ainda que não reconhece as informações prestadas pelo Sinpolpi porque o levantamento carece de metodologia, uma vez que possui inconsistências, tais como inclusão de vítimas de acidentes de trânsito e contagem duplicada de vítimas.  

Por fim, o órgão disse que os dados produzidos pelo seu Núcleo de Estatísticas são fruto de uma rígida metodologia que envolve cruzamento de informações de várias fontes, análise da série histórica e auditoria regular. Este trabalho garantiu ao Piauí, nos anos de 2018, a segunda posição no ranking nacional de qualidade dos dados de homicídios do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.ssss

Fonte: SSP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: