Geral

Silas Freire cobra solução para o parque Serra da Capivara

O parlamentar destacou o atraso do pagamento dos funcionários

Quinta - 18/08/2016 às 11:08



Foto: renatogrimm.com Parque passa por problemas financeiros
Parque passa por problemas financeiros

Diante da ameaça de fechamento da Fundação do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, no Piauí, o Deputado Federal Silas Freire (PR) não se calou diante da situação e fez um apelo durante a sessão desta quarta-feira (17) na Câmara Federal. O parlamentar destacou o atraso do pagamento dos funcionários, além da falta de investimento por parte do Governo Federal.

‘’Estamos prestes a passar por uma vergonha internacional. A situação do Parque Nacional da Serra da Capivara está cada vez pior. A falta de atenção e recursos para manter a instituição está praticamente fechando as portas de uma das maiores riquezas do mundo.  A arqueóloga Niede Guidon sofre diuturnamente para manter o Parque aberto para o mundo.’’ declarou Freire.

Reconhecido como um Patrimônio Cultural da Humanidade, o Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região sul do Piauí tem mais de 130 mil hectares abrangendo quatro municípios no interior do Piauí, atualmente o Parque só tem recursos para se manter por mais dois meses. A denúncia foi registrada pela arqueóloga, Niede Guidon, que afirmou que o recurso não tem mais como garantir a manutenção e pagamento dos funcionários. Ainda segundo a arqueóloga a unidade de conservação está abandonada e que caso não sejam mandados recursos para a regularização dos salários, ela vai comunicar para a Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) o seu desligamento da gestão do parque.

Um dia após as denúncias, o  Ministério do Meio Ambiente afirmou nesta quarta-feira (17) ter liberado emergencialmente, um milhão de reais para começar a solucionar os problemas. O ministro Sarney Filho, afirmou compromisso com o Parque Nacional Serra da Capivara e está envidando esforços junto ao Governo para conseguir estruturalmente recursos para sanar os problemas do Parque.

‘’É preciso tomar medidas urgentes. As autoridades, principalmente o Governo Federal tem que agir rápido. Vamos correr atrás de acordos para tentar solucionar de vez os impactos que esse abandono está causando. ‘’ Destacou Silas Freire.

Saiba mais

Reconhecido como um Patrimônio Cultural da Humanidade, o Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região sul do Piauí, poderá fechar suas portas nos próximos meses.

De acordo com a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), responsável pela manutenção do parque, desde o ano de 2014, os cofres da instituição recebem recursos insuficientes para manter o patrimônio. 

Com a dificuldade de zelar pela infraestrutura e pesquisas no local, o quadro de funcionários foi reduzido. Dos 270 trabalhadores que atuavam na fundação, cerca de 90% foram demitidos. Já as guaritas de fiscalização controladas totalmente por mulheres da região e que geram empregos para população local, também foram reduzidas e de 28 passou para apenas 6 que operam no local. 

Patrimônio Cultural da Humanidade

Com mais de 1.200 sítios com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos, o Parque Nacional da Serra da Capivara possui o maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: