Geral

Seplan vai participar do Congresso das Cidades

O congresso é um encontro de negócios onde serão discutidos temas importantes para o desenvolvimento dos municípios.

Domingo - 12/03/2017 às 12:03



Foto: Caio Bruno/Alepi Secretário de Planejamento, Antonio Neto
Secretário de Planejamento, Antonio Neto

A  secretaria de Planejamento, Antônio Neto, estará, a partir de segunda-feira (13), participando do Congresso das Cidades do Piauí, que ocorre até a quarta-feira, na Fiepi. O evento é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Fiepi e TV Cidade Verde.

O congresso é um encontro de negócios onde serão discutidos temas importantes para o desenvolvimento dos municípios. Durante todos os dias do evento, a Seplan colocará à disposição do público seus servidores para prestar assessoria técnica para tirar dúvidas sobre o sistema de gestão, monitoramento e planejamento do estado. Técnicos da Seplan também ministrarão, durante os dois últimos dias do evento, três workshops:

Na terça-feira (14), às 16h, os Analistas de Orçamento Luciana Marinho e Fernando Sousa apresentarão aos prefeitos e demais inscritos os Instrumentos de Planejamento Público (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual) e
às 16h a Diretora de Projetos/ Sistema de Monitoramento de Ações Estratégicas-SIMO, Gisele de Araújo Oliveira, apresentará a  Importância do monitoramento na gestão de projetos e obras (SIMO).

“O Simo  tem contribuído no controle e na execução física e financeira das ações de governo, principalmente das obras, possibilitando minimizar os riscos em relação aos atrasos na execução, paralizações e ajudando os gestores dos órgãos e o Governador na tomada de decisões”, explica Gisele.

Às 17h, o superintendente de Projetos Raimundo Pereira e a Coordenadora do Siscon, Marta Campos, explicam sobre o Sistemas de Gestão de Convênio celebrado pelo Estado (Siscon) e sobre o Sistema de Convênios Federal (SICONV), ambos coordenados pela Seplan.

De acordo com a Coordenadora do Siscon, Marta Campos, durante o workshop serão apresentadas aos prefeitos procedimentos para credenciamento e habilitação, acesso ao sistema.

“Vamos reforçar informações sobre a validação do credenciamento das entidades: poder público, (secretarias e prefeituras) e sociedade civil (associações, sindicatos, ONGs e conselhos)”, explica ela.

Em relação ao Sistema de Convênios Federal, o superintendente de projetos, Raimundo Pereira, explica que a SEPLAN é o órgão gestor do SICONV no Estado e responsável pela consolidação da Rede SICONV. “A Seplan tem objetivo auxiliar os órgãos e entidades integrantes da Rede Siconv nas atividades e processos voltados a capacitação dos usuários do Sistema, mas também formar multiplicadores capazes de disseminar os conhecimentos e habilidades necessárias à operacionalização do sistema e a elaboração de projetos adequados que possibilitem a captação de recursos”, diz ele.

Na quarta-feira, às 17h50, o Superintendente de Cooperação Técnico- Financeira da Seplan, Sergio Miranda, ministrará palestra sobre a Seplan no contexto do Estado.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: