Geral

Senadora Regina e Cajuespi promovem oficina de aproveitamento do caju

cursos aproveitamento caju Regina Sousa

Domingo - 09/08/2015 às 19:08



Foto: Assessorias Senadora Regina Sousa
Senadora Regina Sousa
 “Onde tem caju, ninguém morre de fome,” disse a senadora Regina Sousa durante oficina de aproveitamento do fruto, realizada em parceria com a Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi). O evento reuniu 23 pessoas da capital, Curralinhos e de Altos que aprenderam a preparar diversos tipos de comidas e de doces durante dois dias.
A ideia de promover a oficina surgiu após uma visita à Cajuespi, em maio passado. A senadora acrescentou que já leu muito sobre o caju e já participou de uma degustação de comidas e bebidas preparadas à base do fruto. A parlamentar contou que o objetivo da oficina é ajudar às comunidades a ter uma renda extra e incentivar a criação de pequenos negócios. “Essa é a primeira oficina de muitas que iremos promover. A próxima será de hortas comunitárias.”

E o presidente da Associação de Moradores da Comunidade Morro do Papagaio, na zona rural de Teresina, Alcides Marques Gonçalves vai acatar a sugestão da senadora. Ele já é comerciante e produtor de Cajuína e, após a oficina, vai aproveitar o bagaço do caju para preparar rapadura e doces. “ Vou montar uma estante no meu comércio só com produtos feitos do caju.” Ele elogiou a iniciativa da senadora. “É muito proveitosa e o bagaço que antes se jogava fora por falta de conhecimento e de mão de obra, agora será aproveitado.”

A técnica de enfermagem e fisioterapeuta, Constância da Silva Brandão foi uma delas e avaliou a oficina como “muito proveitosa, rica e produtiva. Pena que foi em pouco tempo.” E contou que vai levar o conhecimento e multiplicar entre os demais moradores da localidade da zona rural de Teresina. Ela pediu apoio para o incentivo da produção do caju entre os pequenos produtores, “ pois muitos desconhecem a riqueza que o caju oferece.”
A agricultora Josefa Macedo contou que aprendeu a preparar comidas e doces durante a oficina. Elogiou a iniciativa da senadora por ensinar a aproveitar o caju e a ter uma renda extra. “Agora vai ser briga pelo caju,” brincou a agricultora que mora na cidade de Altos, a 42 km de Teresina e que veio para a oficina com mais quatro pessoas.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: