Geral

Seduc desempenha políticas em prol da igualdade racial

Diversidade Governo Piauí Regina Seduc

Terça - 03/03/2015 às 15:03



Foto: Agência Brasil Igualdade Racial
Igualdade Racial
A Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) desempenha, por meio da Gerência de Inclusão e Diversidade, políticas de promoção à igualdade racial nas escolas. O Fórum de Entidades Negras do Piauí apresentou, em reunião no Palácio de Karnak, nessa segunda-feira (2), outras propostas para que o governo amplie a participação deste segmento no Estado.

A representante do Fórum, Alba Regina, afirma que a Seduc tem um papel primordial na luta em favor da igualdade racial e que o ensino da cultura africana nas escolas é a melhor forma de combater o racismo na sociedade.

"Dentre as atribuições que cabem à Seduc, está a aplicação da Lei 10.639/03, que defende a obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira e africana nas escolas, o que tem proporcionado uma redução dos casos de racismo dentro das salas de aula. A educação tem este papel fundamental de conscientização da sociedade", afirma Regina.

Entre as propostas apresentadas para a Seduc está a oferta de cursos de extensão para professores da rede estadual, visando à capacitação dos profissionais para melhor educar os alunos e inibir as variadas formas de preconceito (racial, religioso, étnico).

O secretário Estadual da Educação, Helder Jacobina, afirma que irá conhecer melhor as reivindicações do segmento para, posteriormente, ampliar as políticas de igualdade racial. "Nossa intenção é ouvir o movimento, conhecer de perto seus anseios e, a partir daí, fortalecer as políticas voltadas à inclusão destas pessoas", afirma Jacobina.

Para o pesquisador da história e cultura afrobrasileira, Ruimar Batista, a inserção da cultura afro na rede estadual de ensino, reduz a evasão escolar e os índices de violência. "Quando a escola atende os anseios do jovem, ele continua seus estudos, se qualifica e ingressa no mercado de trabalho. Uma educação de qualidade, que atenda todos os segmentos, trará muitos benefícios para a sociedade, entre eles a redução da violência", afirma Batista.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: