Cultura

Rita Lee vai lançar livro com história de ursa que viveu em Teresina

A ursa Marsha morou por cerca de sete anos no zoobotânico de Teresina após ser resgatada de um circo
Fonte: Apipa10.org | Editor: Alinny Maria 13/03/2019 08:58
Rita Lee fala sobre respeito aos animais em seu novo livro, com a história da ursinha Rowena Rita Lee fala sobre respeito aos animais em seu novo livro, com a história da ursinha RowenaFoto: O Globo

A história da ursa Marsha, que viveu no Zoobotânico em Teresina, e agora se chama Rowena, será contada em um livro infantil da cantora Rita Lee. O livro 'Amiga ursa — uma história triste, mas com final feliz', será lançado em julho deste ano pela Globo Livros. A ursa foi resgatada de um circo e foi doada para o Zoobotânico de Teresina, onde viveu por sete anos e devido as altas temperaturas na capital, Marsha foi levada para um santuário de animais em Joanópolis (SP).

O livro da cantora é uma história real da ursa que é da Sibéria e veio parar no Brasil, vítima do tráfico de animais. A ursinha foi escravizada, torturada e explorada em circo durante vários anos e ficou conhecida como "a ursa mais triste do mundo". Após ser resgatada do circo pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ela foi doada ao zoobotânico da capital piauiense. Ao longo dos anos, gerou-se uma polêmica em Teresina devido a temperatura chegar a 40 graus e com isso a ursa estaria sofrendo. Após uma petição online, a ursa que estava em condições climáticas as do seu habitat natural, foi transferida para um santuário ecológico no interior de São Paulo setembro do ano passado.

A história da ursa mais triste do mundo chamou a atenção de Rita Lee, que há quase 30 anos não publicava um livro para o público infantil. A cantora tem 71 anos, e fez sucesso com a publicação da autobiografia lançada pela artista em 2016, o livro de contos Dropz (2017) e a publicação que expõe fotos e textos inéditos da artista multimídia, o livro FavoRita (2018). A cantora, compositora e escritora paulistana volta com grandeza ao mercado editorial, mantendo o ritmo de um livro por ano.

Resgate da ursa Marsha
(Marsha sendo transferida de Teresina para São Paulo - Foto: Redes sociais)

Comentários

Apoio: