Geral

Psicólogos defendem leis específicas e piso salarial para a categoria

Piso Salarial Adequação Dia do Psicólogo Teresina Britto Sessão Solene

Sexta - 28/08/2015 às 16:08



Foto: CMT Ascom Plenário da Câmara Municipal de Teresina
Plenário da Câmara Municipal de Teresina
Durante sessão solene proposta pela vereadora Teresa Britto (PV) nesta sexta-feira (28) em homenagem ao Dia do Psicólogo, representantes de entidades da classe ressaltaram a importância do cumprimento de leis específicas e da adequação de um piso salarial para a categoria.

Em seu discurso, o presidente do Conselho Regional de Psicologia do Piauí, Eduardo Moita, fez um histórico da profissão no Estado, destacou as conquistas e elencou os principais desafios da categoria.

“A psicologia começou em 1977 no Piauí e quase 40 anos depois o estado já conta com mais de 2.100 profissionais e vários cursos em universidade e faculdades. Uma conquista recente que vale destacar é o desmembramento do conselho à regional do Ceará. Como desafio principal desafio, temos a adequação de um piso salarial da categoria. Precisamos unir forças para efetivarmos esses pleitos”, afirma Eduardo Moita.

O presidente do Sindicato dos Psicólogos do Piauí, Ricardo Cruz, ressalta a importância da presença dos profissionais nos espaços políticos. “A realização dessa sessão só foi possível graças à luta da vereadora Teresa Britto, que é psicóloga, e sempre está atenta às nossas demandas. Daí a importância de os psicólogos ocuparem, também, os espaços políticos. Assim teremos mais voz para elaborar propostas, projetos e ações”, frisa Ricardo Cruz.

A vereadora Teresa Britto reforça a criação de leis específicas para a categoria. “Temos um projeto, aprovado por unanimidade na Câmara, que institui os psicólogos em todas as escolas municipais, mas que, infelizmente, foi vetado pelo Executivo. Nosso mandato sempre luta pela valorização dos profissionais e com os psicólogos não é diferente. Vamos seguir nessa luta e contamos com a ajuda de todos os profissionais da área”, comenta.

A sessão solene em homenagem ao Dia do Psicólogo – oficialmente comemorado no dia 27 de agosto – foi presidida pelo presidente da Câmara de Teresina, vereador Luiz Lobão (PMDB).

Fonte: Diego Rodrigues

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: