Geral

Projeto do Anel Viário da cidade de Parnaíba é entregue ao DER

parnaiba anel viário projeto

Sábado - 18/02/2012 às 20:02



O secretário do Turismo, Sílvio Leite, entregou ontem (17), para o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), Severo Eulálio, na presença do secretário de governo, Wilson Brandão, o projeto executivo do Anel Viário de Parnaíba. O projeto foi elaborado pela Setur, com recursos do Ministério do Turismo e será executada pelo DER. Além do Anel Viário, a Setur repassou, oficialmente, os termos de referência para que o DER licite os projetos de duplicação da PI-166, de Luís Correia ao Coqueiro e de Ilha Grande à praia da Pedra do Sal em Parnaíba.

O Anel Viário de Parnaíba está orçado em R$ 6.449.984,32 e consiste na ligação da rodovia BR-402 à BR-343, onde será implantado um trecho de 3,65 quilômetros que irá desafogar o fluxo de carros que transitam nestas rodovias. Segundo a arquiteta da Setur, Denise Almeida, o Anel Viário de Parnaíba passará próximo ao aeroporto. “Com esse projeto, a BR-343 receberá duas extremidades do Anel Viário, uma junto ao aeroporto de Parnaíba e outro no segmento Parnaíba-Buriti dos Lopes. Isso vai permitir a redução do tráfego de veículos pesados dentro da cidade”, disse.

Segundo Sílvio Leite, foi feito um estudo de tráfego para a escolha do local onde será construído o Anel Viário. “Devido ao crescimento do turismo no litoral do Piauí, o tráfego também tem ficado intenso principalmente na BR-343, que dá acesso a Parnaíba e Luís Correia, passando pelo aeroporto.

Estamos entregando ao DER um projeto pronto para ser executado, com estudo de tráfego para os próximos 10 anos”, disse. O secretário explica ainda, que com o Anel Viário parte do tráfego que chega a Parnaíba pela BR-343 e sai pela BR-402 será desviado, diminuindo a passagem de veículos dentro da cidade e reduzindo a distância total a ser percorrida atualmente de 7,9 quilômetros para 3,6 quilômetros quando a obra for concluída.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí, Severo Eulálio, disse que a equipe irá analisar os termos de referência das duas duplicações na PI-116, para preparar a licitação dos projetos e também do Anel Viário de Parnaíba. “Recebi toda a documentação necessária para a licitação da obra do Anel Viário de Parnaíba, já com licenciamento, titularidade da área e orçamento necessário, a equipe do DER vai trabalhar na elaboração desse edital, como também na elaboração dos projetos para a duplicação da PI-116”, disse.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: