Geral

Presos da casa de Custódia iniciam rebelião; penitenciários anunciam g

detentos Casa de Custódia rebelião tensão

Segunda - 14/12/2015 às 10:12



 Uma rebelião teve início entre os presos da Casa de Custódia de Teresina na madrugada desta segunda-feira (14). De acordo com o Sindicado dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), às 4h30 de hoje presos do pavilhão H da unidade tentaram uma fuga, mas foram impedidos. A partir de então, 876 detentos tomaram os pavilhões, a partir do H, quebraram acessos e atearam fogo em colchões e tecidos.

Familiares aguardam ansiosos por notícias na porta da unidade. Sons de tiros são ouvidos a todo momento e policiais militares já estão no local, avançando pela parte do superior do presídio. Os detentos tomaram o térreo e, segundo o sindicato, já avançam por todos os pavilhões da unidade.

"Eles quebraram o acesso do pavilhão H ao restante da unidade, estão atirando pedaços de concreto das paredes em quem tenta entrar lá. Somos apenas 10 agentes na unidade, não tem como conter. A situação é caótica e nós não temos como saber se tem algum preso ferido ou até mesmo morto", informou.

O Corpo de Bombeiros também chegou ao local, por volta das 7h20 da manhã, para conter focos de incêndio iniciados durante a rebelião. Até 7h30 de hoje, a tropa de choque da polícia militar não havia conseguido acessar os pavilhões.

Greve

Os agentes penitenciários do Estado haviam anunciado para esta segunda-feira o início do movimento grevista da categoria. Diante da rebelião, informaram que irmão manter a paralisação por tempo indeterminado. Os trabalhadores afirmam que a greve foi motivada porque o governo do estado não cumpriu o compromisso firmado de enviar à Assembleia Legislativa dois projetos de lei acordados em reunião com a categoria.

Irmão Guido

Além da tentativa de fuga abortada na Casa de Custódia, nesse domingo (13) o detento Lourival Borges de Sousa foi morto com várias perfurações dentro do banheiro de uma cela no pavilhão B da penitenciária Irmão Guido, também em Teresina. No local, o clima é tenso, mas os presos não iniciaram rebelião.

O assassinado ocorreu por volta das 15h. De acordo com Vilobaldo Carvalho, diretor jurídico do Sinpoljuspi, a morte seria em vingança a execução de outro detento na penitenciária Luiz Gonzaga Rebêlo, em Esperantina.

Fonte: com informes da TV Cidade Verde

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: