Geral

População de Coronel José Dias-PI sofre com a seca e espera ajuda do G

Coronel José Dias seca população pede ajuda

Sexta - 21/08/2015 às 22:08



Foto: google As cistenas vão ajudar a amenizar o problema da seca
As cistenas vão ajudar a amenizar o problema da seca
 Moradores do município de Coronel José Dias – PI, 520 km de Teresina, estão desesperados e sem ter ajuda para amenizar o problema causado pela seca no município. Muitos estão esperando ajuda do Governo do Estado, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, para suprir a necessidade que castiga a população.

A situação é mais grave na zona rural do município, onde vários agricultores estão sendo obrigados a comprar água de caminhões pipa para não morrer de sede. A zona rural de Coronel José Dias possui barragens que esperam a recuperação das autoridades. Os moradores acreditam que a ajuda do Governador Wellington Dias possa acontecer o mais rápido possível na comunidade.

AJUDA DO GOVERNO DO ESTADO

Recentemente, União reconheceu emergência em 152 cidades do Piauí, Nove municípios da região de São Raimundo Nonato dependem da barragem Petrônio Portella para o abastecimento.
De acordo com o secretário estadual de Defesa Civil, Hélio Isaias, o reconhecimento da situação de emergência irá beneficiar milhares de agricultores familiares das regiões atingidas pela estiagem, pois eles terão o acesso a programas federais como o Garantia Safra facilitado. Alem disso, amplia-se também possibilidade de linhas de crédito junto aos bancos públicos.

“Nos últimos anos o Piauí vem sofrendo com a irregularidade das chuvas. Isso está dificultando o abastecimento, inclusive, nas zonas urbanas. Estamos trabalhando para atender todo o estado com água potável. As zonas rurais das cidades que enfrentam a estiagem já são abastecidas com carros-pipa do Exército e as zonas urbanas passarão a ser atendidas pela Devesa Civil. Além disso, com adutoras de engate rápido, vamos levar água do açude Caldeirão, em Piripiri, para abastecer Pedro II, e dos poços da Serra Branca para garantir o abastecimento de São Raimundo Nonato e dos municípios da região”, disse Hélio Isaias.

Nove municípios da região de São Raimundo Nonato dependem da barragem Petrônio Portella para o abastecimento. O reservatório está com apenas 12% de sua capacidade e a água, em razão do baixo nível e do elevado teor de sal, não tem qualidade para o consumo humano. Cerca de 110 mil pessoas sofrem os efeitos da estiagem na região.

Fonte: portalsrn

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: