Política

AUXÍLIO

Deputadas propõem a criação do auxílio gás para famílias pobres no Piauí

As parlamentares lembraram que mais de 43% da população piauiense vive em situação de pobreza, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD) de 2019

Da Redação

Quarta - 06/10/2021 às 14:52



Foto: Divulgação Plenário da Alepi
Plenário da Alepi

Foram lidos, durante a sessão plenária desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa, dois Indicativos de Projeto de Lei que têm como proposição a criação de um auxílio gás para famílias de baixa renda no Piauí. Os indicativos são de autoria das deputadas Lucy Soares (PP) e Teresa Britto (PV).

Em suas ementas, os Indicativos propõem a criação de auxílio gás, destinado a assegurar às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, o acesso ao gás de cozinha, em que o valor corresponderá ao preço médio de venda do gás no estado. Pelas propostas, o auxílio será transferido às famílias bimestralmente.

Em justificativa, as parlamentares lembraram que mais de 43% da população piauiense vive em situação de pobreza, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD) de 2019. Além disso, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), 7.341 piauienses perderam seus empregos até fevereiro de 2021 em decorrência da pandemia da Covid-19.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO - Também no âmbito da saúde, a deputada Teresa Britto apresentou Projeto de Lei que dispõe o atendimento psicológico de pacientes internados em razão da Covid e de seus familiares.

Segundo o Projeto, as unidades hospitalares da rede pública e privada deverão assegurar, durante o período de internação, o acesso ao serviço psicológico. Além disso, a deputada do PV apresentou Projeto de Lei que declara como sendo de relevante interesse cultural no Estado do Piauí as festas de Agosto, no município de São Raimundo Nonato.

As matérias lidas no Plenário da Assembleia seguirão para análise das comissões técnicas da Casa.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: