Geral

Polícia Federal desmonta quadirlha acusada de desviar verbas do DNIT

Dnit Desvio de verba Quadrilha Desmonta Polícia Federal

Sexta - 25/11/2011 às 18:11



Foto: Arquivo Polícia Federal
Polícia Federal
Uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta sexta-feira (25) em oito estados tenta combater suposto esquema de desvio de verbas públicas federais do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Segundo a PF, um grupo desviou mais de R$ 30 milhões de uma obra de pavimentação da BR-429, em Rondônia, que liga o município de Presidente Médici a Costa Marques.

A suspeita é que a empresa executora da obra utilizou material de baixa qualidade e não realizou totalmente os serviços previstos em contrato.

Cinco agentes do órgão, responsáveis pela fiscalização e execução do projeto, serão afastados por decisão da Justiça Federal.

Além de Rondônia, a Operação Anjos do Asfalto planeja cumprir 27 mandados de busca e apreensão no Piauí, São Paulo, Minas Gerais, no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Maranhão e Acre.

Neste ano, outras investigações apontaram supostas irregularidades em obras sob responsabilidade do órgão, ligado ao Ministério dos Transportes.

Afastamento

Além de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou, também, o imediato afastamento do cargo de cinco agentes públicos que deveriam fiscalizar e acompanhar a execução da obra de pavimentação asfáltica da BR-429.

Constatou-se também, que agentes públicos responsáveis pela fiscalização e acompanhamento da execução da obra eram coniventes e omissos em relação às irregularidades, mediante promessa e recebimento de vantagens indevidas, além de atuarem em conjunto com a empresa executora com o objetivo de driblarem a fiscalização de órgãos de controle.

Ao longo da investigação foram colhidos indícios das práticas de diversos crimes - formação de quadrilha, falsificação de documento público, falsidade ideológica peculato, corrupção passiva e ativa.

Anjos do Asfalto

A operação faz referência a grupos de pessoas que atuam Brasil afora prestando socorro a pessoas que sofrem acidentes automobilísticos nas rodovias do país. Neste contexto, a denominação da operação diz respeito ao objetivo da investigação que é desarticular um grupo criminoso que estava desviando recursos públicos federais que deveriam ser corretamente utilizados para a pavimentação asfáltica de uma importante rodovia federal, a qual, apesar de ainda se encontrar em fase de construção, já apresenta sérios problemas estruturais, colocando em risco as pessoas que por ali trafegam.

Fonte: DPF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: