Geral

Piauí Conectado levará internet banda larga para 80% da população

O projeto expande direito humano de acesso à internet proposto pela ONU
Fonte: Governo do Piauí | Editor: Redação 16/09/2017 08:44
Piauí Conectado Piauí ConectadoFoto: Reprodução

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o acesso à internet é um direito humano. Em relatório publicado em 2011, a ONU afirmou ainda que desconectar a população da web, viola esta política. Neste sentido, o projeto Piauí Conectado levará para 80% da população do estado, entre muitos outros benefícios, o direito de acesso à internet.

O Estado do Piauí ocupa a penúltima colocação no ranking nacional da inclusão digital, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A pesquisa indica que apenas 17,39% das residências do estado dispõe de microcomputador com acesso a internet.

Outros estudos, incluindo o Mapa de Inclusão Digital no Brasil, observam que o acesso à banda larga é um dos fatores preponderantes para acelerar o desenvolvimento social e econômico de um país, trazendo melhoria na qualidade de vida, emprego de maior qualificação e incremento no Produto Interno Bruto (PIB).

Diante dessa realidade, o objetivo buscado pelo Estado, por meio da implantação do projeto, é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos servidores públicos e aos cidadãos piauienses com expansão e universalização do acesso à internet, com a redução dos custos operacionais e administrativos assim como com a promoção da inclusão social em todo o Piauí.

O projeto desenvolvido pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e a Agência de Tecnologia do Piauí (ATI) é pioneiro no Brasil.

O investimento de R$ 233.032.870,02 trará 5.000 Km de Fibra Óptica, conexão das 11 macrorregiões do Piauí para 96 Cidades Conectadas, que corresponde a 80% da população do estado. Além disso, serão instalados 1.500 pontos de acesso com 30 Mbps. Atualmente existem aproximadamente 700 pontos de acesso com velocidade máxima de até 10 Mbps.

O Piauí Conectado será uma concessão administrativa para a construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem, incluindo serviços associados para o Governo do Estado do Piauí.

Avanço na oferta de serviços de saúde, áudio e video, voip, educação, estação meteorológica, segurança, comunicação privada, além de impressão e digitalização também estão incluídos no projeto.

Comentários